segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI renuncia ao Pontificado da Igreja Católica




"Pope Benedict XVI to resign: His announcement"





Tradução de João Cruzué

"Caros Irmãos,


Eu os convoquei para este Consistório, não apenas para as três canonizações, mas também para comunicá-los de uma decisão de grande importância para a vida  da Igreja. 

Depois de ter repetidamente examinado minha consciência diante de Deus,  cheguei à certeza de que minhas forças, devido a  idade avançada, não são mais adequadas para o exercício do ministério pedrino.

Eu estou bem consciente de que este ministério, devido  sua natureza essencialmente espiritual,  deve ser levado avante  não apenas com palavras e feitos, senão com orações e sofrimento.

Entretanto, no mundo atual sujeito a tantas e rápidas mudanças,  sacudido por questões de profunda relevância para  a vida e fé, para governar a  barca de São Pedro e proclamar o Evangelho,  são necessárias tanto as forças da  mente quanto as do corpo, mas nestes últimos  meses elas têm se deteriorado em mim  ao ponto de  reconhecer minha incapacidade para cumprir adequadamente  o ministério confiado.

Por esta razão, e bem ciente da seriedade deste ato e com  toda liberdade, eu declaro que  renuncio ao ministério do Bispo de Roma, sucessor de São Pedro, outorgado a mim em 19 de abril de 2005 pelos Cardeais e  deixo a Santa Sé em Roma, a Sé de São Pedro, em 28 de fevereiro de 2013, que ficará vacante, e um conclave terá que ser convocado, por aqueles que são competentes para isto,  para eleger o novo Supremo Pontífice.

Caros Irmãos, eu os agradeço  sinceramente por todo amor e trabalho com os quais suportaram  a mim e ao meu ministério e eu peço perdão por todos os meus defeitos. 

E agora,  vamos deixar à Santa Igreja aos cuidados do  nosso Supremo Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo, e imploro a sua Mãe Maria para que possa assistir ao Conselho de Cardeais com sua maternal solicitude, em eleger o novo Supremo Pontífice.  Com relação a mim,  desejo ainda devotadamente servir à Santa Igreja de Deus no futuro, através de uma vida dedicada à oração.

Do Vaticano, em 10 de fevereiro de 2013.
BENEDICTUS PP XVI

Opinião do Blogueiro: Em 600 anos de papado, esta é a primeira vez que um Papa deixa o cargo em vida. Como estas ações são bem planejadas, acredito que não apenas a Idade pesou, mas as questões políticas internas, levaram o Cardeal Joseph Alois Ratzinger tomar a decisão em vida para a passagem do cajado. Entendo que a causa apresentada para a renúncia pode não ser a principal, contudo a mais aceitável para a opinião pública. Se o novo  Bispo escolhido for do círculo interno do Papa isto significa que o Cardeal Ratzinger ainda está no controle, e usou de sabedoria para conter as pressões políticas internas. 


E por falar em sucessão, segundo o jornal espanhol El País, 118 cardeais vão compor o conclave que vai escolher até 15 de março o sucessor de Bento XVI. O Brazil tem dois nomes fortes: Dom João Braz de Avis e Dom Odílio Scherer. Há dois italianos entre os mais "papáveis": Dom Gianfranco Ravasi e Dom Angelo Scola, e um forte candidato filipino: Dom Luis Tagli. 

Politicamente entendo que para a Igreja Católica talvez seja a hora de investir em um Cardeal africano, mas, acredito que vá prevalecer o peso do perfil do candidato em lugar das regionalidades. 

Entretanto, o Papa João Paulo II deixou profundas marcas de liderança na Igreja Católica, se isto é verdade, o próximo Papa poderá ter o perfil de um missionário, com habilidades políticas e facilidade de comunicação mais destacadas do que as de  um doutrinador. E se possível, na casa dos 60 anos. Quem terá no momento este perfil?



domingo, 10 de fevereiro de 2013

As 25 leis bíblicas do sucesso



ENCOMENDE O SEU, ANTES QUE ACABE!

25 leis bíblicas do sucesso

João Cruzué 

Li com muita satisfação que o Livro "As 25 Leis Bíblicas do Sucesso, que esta em terceiro lugar na lista dos mais vendidos da Revista Veja da semana passada, pulou para o primeiro, conforme mostra a edição da revista de 13.02.2013. Seus autores, William Douglas e Rubens Teixeira. Os dois são cristãos, e o segundo um conhecido nosso da blogosfera evangélica de muitos anos, sendo o primeiro ganhador  Prêmio Blogueiro Cristão 2007, patrocinado pela Associação dos Blogueiros Cristãos.

O prefácio do livro ficou a cargo do empresário Eike Batista e seu lançamento, pela Editora Sextante.

Alguns depoimentos sobre a obra:

Um ponto central em qualquer atividade é a busca do conhecimento, o trabalho incessante pelo domínio de informações pertinentes ao projeto que está sendo desenvolvido. Por isso, uma leitura que aponte o investimento em conhecimento como algo fundamental é muito bem-vinda. Assim como é gratificante ver a Bíblia como um espetacular manual de sucesso. Graça Foster, presidente da Petrobras.

Este livro se mostra precioso como norma de existir, renovando cânones esquecidos e reparando erros e enganos. Sua leitura nos prepara para uma prosperidade antes não conhecida. E, ao segui-lo, seremos capazes de ser os nossos sonhos. E – por que não? – os sonhos de Deus. Carlos Nejar, membro da ABL e autor de História da literatura brasileira.


Considero os ensinamentos da Bíblia tão válidos nos dias de hoje quanto nos tempos antigos. Os autores souberam aproveitar essa sabedoria milenar para transmitir princípios e valores fundamentais. Costumo citar passagens do Novo Testamento em meu dia a dia empresarial. Meu versículo favorito é Mateus 7:7: ‘Pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á.’ Carlos Wizard Martins, presidente da rede de ensino de idiomas Wizard.

Eu sempre achei que um blog era uma oficina de trabalho onde se forjariam  bons escritores. Agora, tenho certeza. Irmão Rubens Teixeira trilhou este caminho publicando matérias em 2007 no  blog Holofote.net junto com seu irmão, Paulo Teixeira.

Parabéns! Irmãos William  Douglas e Rubens Teixeira.











segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Pastor Silas Malafaia entrevista no SBT




.
Assista a Entrevista levada ao ar em 03.FEV.2013
à meia-noite no SBT

PROGRAMA DE FRENTE COM GABI


João Cruzué


Blocos principais:

1 - Revista Forbes - 
    Intenção de denegrir os pastores brasileiros  - Processo nos EUA.

2 - Homossexualidade, 
     Genética, família e Freud

3 - Exploração da fé
     Igrejas mais abençoadas que os fiéis
     Besteirol da prosperidade x prosperidade bíblica

4 - Preparação de pastores
     Recuperação de drogados e alcoólatras

5 - Bate Rebate
      Papa, Judaísmo e Islamismo 
      Não tem pretensões políticas.

-------------
Comportamento do Pastor:  sempre muito incisivo, precisa de mais calma, para não atropelar o interlocutor. Passa uma imagem de sem educação, quando atropela a fala dos outros.

Performance:  Firme na disputa das ideias com a Gabi, e sempre muito respeitoso. Não partiu para a ignorância.

Resultado: quem tem preconceito contra pastores evangélicos não mudou de opinião. Quem já é crente pentecostal deve ter gostado da atuação do pastor. Quem é evangélico tradicional pode ter ficado com preconceito, pois quem apreciava o  ex-pastor Caio Fábio gostava do autocontrole e calma que ele tinha ao dialogar. 

Mas isto é coisa do passado, o que interessa é que com autocontrole ou não Pr. Silas tem posições firmes e não tem medo de dar a cara para bater. O que pensa, geralmente fala. E franqueza não é coisa muito em voga no meio evangélico hoje em dia. Querendo ou não, a casca de banana anti-democrática que veio embrulhada no PLC 12/2006, foi Silas quem a desmascarou no debate para a sociedade. Não ouvi ninguém mais. 

Eu contribuo com seu Ministério, pois na análise de prós x contras, embora o pastor seja polêmico, tem coragem e não se isola em cima de um púlpito. Além disso,   é um bom formador de opiniões.





.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Ministério Público pode processar Prefeito Santa Maria



Crédito: Portal G1
RATOEIRA DA MORTE EM SANTA MARIA

João Cruzué


Examinando os resultados das eleições de 2008 e 2012 apurei duas coisas interessantes. Que o sr. Cezar, atual prefeito, foi reeleito em 2012 com 59,76% dos votos. Também foram reeleitos 9 entre os 12 vereadores da cidade. Naturalmente parte desses vereadores devem ser da oposição.  Eu quero expressar minha indignação com a falta de Consciência política (com "C" maiúsculo) deste prefeito cuja atitude infantil com a segurança e bem estar da população de Santa Maria é o espelho da falta de responsabilidade e vergonha. Para fazer o contrapeso desta irresponsabilidade existe um Ministério Público nesta Cidade.

Tenho certeza de que se uma boate com uma porta só (ou uma Igreja, cinema, circo) pegasse fogo e matasse 100 pessoas em Nova York, Londres, Tokyo, Berlin, ou uma cidade com 300 mil habitantes, em uma semana, esses alcaides teriam renunciado além  de serem processados, tal o grau de cidadania que existe em um país sério.

O Brasil nunca vai chegar à adolescência se seus agentes públicos não atuarem com consciência adulta. O que esta errado? A falta de coragem dos atores da Justiça de nosso país de um lado e a resiliência de um população, de outro, acostumada ter seus velhos e crianças mortos por bala perdida no meio da rua, jovens asfixiados e assados em boates-ratoeira enquanto seus  políticos caras-de-pau procuram lavar as suas mãos culpando, bombeiros, empresários ou a falta de segurar o fôlego por mais de cinco minutos dos estudantes mortos.

Quantas vezes este senhor prefeito passou na frente desta boate e fez de conta que não viu que tinha uma só  porta? Foram quatro anos! E os vereadores que estão na mesma canoa do PMDB? - ( partido mais corrupto e fisiologista deste país - imagino que deva ter vereador sendo reeleito há vários mandatos.

Santa Maria e tantos outros municípios brasileiros não têm um mísero mapa de potenciais fontes de acidentes de grandes proporções. Somente quando 236 jovens morrem sufocados e assados é que 5570 prefeitos saem da zona de conforto e vão ver quantas portas tem as casas que recebem grandes usuários na cidade.

E assim, somente de incêndio em incêndio a memória dessa gente é despertada. 

Eu nunca fui em uma boate. Nem recomendo que ninguém vá, porque, no mínimo é um lugar de muita bebedice - e uma das coisas que contribuiu para  matar esses 236 jovens foi o consumo de álcool, principalmente cervejas. 

Um prefeito, ou um executivo público, está sujeito a receber um prêmio e o reconhecimento da população quando ele conquista uma coisa boa. Mas quando ele é um dos maiores negligentes com a coisa pública e a vida humana também deve receber o repúdio e repreensão públicos.

É um papel ridículo ver este senhor procurando ver um mancha no uniforme dos bombeiros da cidade se quando foi elei sabia que seria o dono de todos os buracos, boates de uma porta só, Igrejas com cultos de portas fechadas, faculdades sem escadas de emergência e etc.

Prender o dono da casa noturna e o asno que pôs fogo no teto não basta. Quem permitiu que aquela espelunca tivesse uma porta só (e ainda fechada) tem muito mais dolo, porque sabia ou tinha a obrigação de saber que aquilo era perigoso. Tanto é verdade, que fechou meses antes uma casa parecida de uma Instituição local.

Se este senhor Schirmer, que está há quatro anos no poder, não for devidamente responsabilizado pela justiça deste país, bem como os vereadores da sua canoa, milhares de boates de uma porta só continuarão  churrrasqueando e gratinando corpos de moços e moças de 20 anos neste país.

O que o Procurador da República começou, e o Ministro Joaquim Barbosa do STF está arrematando, não pode parar só por ali. Com a palavra os agentes do  Ministério Público da Cidade de Santa Maria. Vocês têm uma dívida de justiça com  de famílias enlutadas desta cidade.

Mexam-se! A começar por colocar de volta na net a página da promotoria da comarca de Santa Maria.

---------------------------------------------------------------------------------------------

P.S. Lugar de jovem de 20 anos não é bebendo e dançando e fazendo não-sei-mais-o-quê em um boate às 3:00 h da madrugada. Que tal ter um pouco de temor de Deus? Mas, quem sabe isto não foi ensinado em casa? É triste ficar fazendo esta crítica agora, mas alguém ouviria em outro momento?