sábado, 2 de fevereiro de 2013

Ministério Público pode processar Prefeito Santa Maria



Crédito: Portal G1
RATOEIRA DA MORTE EM SANTA MARIA

João Cruzué


Examinando os resultados das eleições de 2008 e 2012 apurei duas coisas interessantes. Que o sr. Cezar, atual prefeito, foi reeleito em 2012 com 59,76% dos votos. Também foram reeleitos 9 entre os 12 vereadores da cidade. Naturalmente parte desses vereadores devem ser da oposição.  Eu quero expressar minha indignação com a falta de Consciência política (com "C" maiúsculo) deste prefeito cuja atitude infantil com a segurança e bem estar da população de Santa Maria é o espelho da falta de responsabilidade e vergonha. Para fazer o contrapeso desta irresponsabilidade existe um Ministério Público nesta Cidade.

Tenho certeza de que se uma boate com uma porta só (ou uma Igreja, cinema, circo) pegasse fogo e matasse 100 pessoas em Nova York, Londres, Tokyo, Berlin, ou uma cidade com 300 mil habitantes, em uma semana, esses alcaides teriam renunciado além  de serem processados, tal o grau de cidadania que existe em um país sério.

O Brasil nunca vai chegar à adolescência se seus agentes públicos não atuarem com consciência adulta. O que esta errado? A falta de coragem dos atores da Justiça de nosso país de um lado e a resiliência de um população, de outro, acostumada ter seus velhos e crianças mortos por bala perdida no meio da rua, jovens asfixiados e assados em boates-ratoeira enquanto seus  políticos caras-de-pau procuram lavar as suas mãos culpando, bombeiros, empresários ou a falta de segurar o fôlego por mais de cinco minutos dos estudantes mortos.

Quantas vezes este senhor prefeito passou na frente desta boate e fez de conta que não viu que tinha uma só  porta? Foram quatro anos! E os vereadores que estão na mesma canoa do PMDB? - ( partido mais corrupto e fisiologista deste país - imagino que deva ter vereador sendo reeleito há vários mandatos.

Santa Maria e tantos outros municípios brasileiros não têm um mísero mapa de potenciais fontes de acidentes de grandes proporções. Somente quando 236 jovens morrem sufocados e assados é que 5570 prefeitos saem da zona de conforto e vão ver quantas portas tem as casas que recebem grandes usuários na cidade.

E assim, somente de incêndio em incêndio a memória dessa gente é despertada. 

Eu nunca fui em uma boate. Nem recomendo que ninguém vá, porque, no mínimo é um lugar de muita bebedice - e uma das coisas que contribuiu para  matar esses 236 jovens foi o consumo de álcool, principalmente cervejas. 

Um prefeito, ou um executivo público, está sujeito a receber um prêmio e o reconhecimento da população quando ele conquista uma coisa boa. Mas quando ele é um dos maiores negligentes com a coisa pública e a vida humana também deve receber o repúdio e repreensão públicos.

É um papel ridículo ver este senhor procurando ver um mancha no uniforme dos bombeiros da cidade se quando foi elei sabia que seria o dono de todos os buracos, boates de uma porta só, Igrejas com cultos de portas fechadas, faculdades sem escadas de emergência e etc.

Prender o dono da casa noturna e o asno que pôs fogo no teto não basta. Quem permitiu que aquela espelunca tivesse uma porta só (e ainda fechada) tem muito mais dolo, porque sabia ou tinha a obrigação de saber que aquilo era perigoso. Tanto é verdade, que fechou meses antes uma casa parecida de uma Instituição local.

Se este senhor Schirmer, que está há quatro anos no poder, não for devidamente responsabilizado pela justiça deste país, bem como os vereadores da sua canoa, milhares de boates de uma porta só continuarão  churrrasqueando e gratinando corpos de moços e moças de 20 anos neste país.

O que o Procurador da República começou, e o Ministro Joaquim Barbosa do STF está arrematando, não pode parar só por ali. Com a palavra os agentes do  Ministério Público da Cidade de Santa Maria. Vocês têm uma dívida de justiça com  de famílias enlutadas desta cidade.

Mexam-se! A começar por colocar de volta na net a página da promotoria da comarca de Santa Maria.

---------------------------------------------------------------------------------------------

P.S. Lugar de jovem de 20 anos não é bebendo e dançando e fazendo não-sei-mais-o-quê em um boate às 3:00 h da madrugada. Que tal ter um pouco de temor de Deus? Mas, quem sabe isto não foi ensinado em casa? É triste ficar fazendo esta crítica agora, mas alguém ouviria em outro momento?

Nenhum comentário: