sábado, 25 de outubro de 2008

O desfecho do caso Eloá no divã da psicologia

"Liberdade de Reflexão"

Divan
A mídia no divã
POR SUELY GEVERTZ
Transcrição de João Cruzué

Procura-se um culpado que justifique o encerramento trágico do seqüestro de Eloá, ocorrido em Santo André na semana passada. A polícia agiu corretamente?A volta ao cativeiro da amiga de Eloá deveria ou não ser permitida? Os pais dos adolescentes envolvidos agiram corretamente? Como deveriam agir os pais? Como educar filhos? o que ocorre na adolescência?

Na minha área de atuação, surge uma curiosidade a respeito da alma humana. Qual é a personalidade do seqüestrador? O que o motivou a seqüestrar sua ex-namorada? Ciúmes? Frustração? Estrutura Familiar? Mostram-se depoimentos de amigos e familiares dos adolescentes envolvido na situação com o propósito de procurar alguma característica psíquica de Lindemberg que justifique seu ato.

A psicanálise estuda o requintado, sutil e delicado processo por que passa a mente humana em seu desenvolvimento desde a infância. Basicamente, esse processo envolve a vivência e a elaboração das experiências afetivas, dando um significado a elas e um sentido para o viver. Uma pena que somente em situações trágicas as pessoas se interessem pela mente humana, presente em todo seu viver, trágico e feliz, dolorido e alegre, no contato é nas relações entre seres humanos, na cultura e na sociedade. Buscar explicações somente no que ocorre no psiquismo não justifica o seqüestro de Eloá. Um seqüestro envolve uma situação muito mais complexa. Estão presentes: o indivíduo, a cultura, a sociedade e muito mais em uma trama de relacionamento entre as pessoas e nessas instâncias.

O que se observou na semana passada, não foi somente um seqüestro. Foi um fenômeno de psicologia de massas. O seqüestro de Eloã foi o início da explosão de um episódio muito maior que envolveu a todos, tornou-se um acontecimento, do qual todas as pessoas participaram. Não fomos somente meros expectadores do seqüestro, e, sim, participantes do evento social do seqüestro. Assistiu-se TV, ouviu-se rádio, buscaram-se notícias sobre o seqüestro – que foi parte integrante da maioria das conversas entre pessoas – produziram-se notícias. Estimulamos e fomos estimulados por tudo aquilo que podia estar envolvido na situação. Assistimos e participamos de um espetáculo.

Lembrando que não existe o culpado pelo encerramento trágico do referido seqüestro, abro espaço para uma questão. Porque será que existe um louvável acordo entre os dirigentes dos meios de comunicação de não divulgação de seqüestros que envolvam resgate, para não atrapalhar as negociações e os seqüestros, como o ocorrido em Santo André, viram um acontecimento midiático? Lindemberg conversou com o negociador policial e com jornalistas na frente das câmaras de TV. Estava, em rede nacional, 24 horas, aparecia diariamente em jornais escritos e televisivos e na internet. Foi mais citado que qualquer outra pessoa ou acontecimento do mundo na mídia brasileira, enquanto durou o seqüestro. Ele assistia e ouvia, no cativeiro, o mesmo que todos nós. Como ele mesmo disse: “Eu sou o cara”.

Lindemberg era participante e telespectador do espetáculo. Tinha Acesso às opiniões emitidas sobre sua personalidade, suas possíveis motivações, seu enquadramento jurídico, declarações de seus amigos e os de suas reféns, etc. Será que alguém imagina ser possível alguma negociação exitosa para a libertação de reféns no espetáculo montado?Afinal, era um experiência terrível, catastrófica, que envolvia o seqüestrador, seus reféns, familiares, amigos e companheiros ou um show?

Espero que os responsáveis pela mídia, pela produção e emissão das notícias tratem situações como a ocorrida na semana passada igualmente àquelas de seqüestro de pessoas que exigem resgate para a libertação de reféns. É necessário que surjam mais situações como essa, com perda de vidas, para se tomar uma posição?
.
*Suely Gevertz é psicóloga clínica e psicanalista, coordenadora da comissão de mídia da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo; professora do Instituto Sedes Sapientia de São Paulo e do Setor de Psicoterapia do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP.
.
Fonte: Folha de São Paulo
SP 24/10/2008

Nota do Blog Olhar Cristão: Nossa participação no caso Eloá iniciou-se na sexta-feira à noite, dia 17/10/2008, com a chegada das primeiras (más)notícias liberadas pelo Hospital de Santo André. Este Blog não tem por costume reportar as desgraças do dia a dia por entender que, com todo respeito, se trata de divulgações de interesse maligno ou deixando o eufemismo de lado: publicidade das obras do diabo. João Cruzué.


cruzue@gmail.com


.

.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Os pais de Eloá são evangélicos


Os Pais de Eloá são da Congregação Cristã no Brasil

Photobucket
Eloá Cristina Pimentel da Silva - (1993 - 2008)
João Cruzué

Os pais da joven Eloá Cristina Pimentel da Silva, Sr. Aldo Pimentel e Dona Ana Cristina Pimentel são evangélicos da Congregação Cristã no Brasil. Coube ao Irmão Josoel de Oliveira ir no sábado à tarde na UTI do Hospital de Santo André para proceder a unção com óleo, procedimento adotado pelas Igrejas pentecostais na oração pelos enfermos. Eloá tem outros dois irmãos: Ronikson e caçula, Douglas.

O representante da Igreja Congregação Cristã no Brasil, Josoel de Oliveira, aprovou a decisão da família quanto à doação dos órgãos: "Somos a favor da doação de órgãos nesse caso da Eloá, com morte cerebral. É maravilhoso ajudar alguém. Vamos fazercomo o elo de uma corrente e nos juntar para o bem. Isso é importante."

A mãe de Eloá está muito abatida, pois não estava esperando por uma perda tão súbita da única filha. O Religioso também aconselhou a família a se mudar do apartamento da CDHU no 3º andar; bloco 24. Com certeza para não trazer à memória coisas muito ruins. A família tem muitos amigos no bairro e ainda não decidiu o que vai fazer.

O funeral de Eloá vai acontecer amanhã, terça feira e na ocasição acontecerá uma cerimônia religiosa oficializada pelo Ancião da Congregação Cristã no Brasil, onde a família congrega.

Nota: terça-feira 22/10/2008
- 27.000 compareceram ao velório do corpo de Eloá que chegou no Cemietério de Santo André às 14:55. Mais de 10.000 pessoas acompanharam o sepultamento, realizado entre 09 e 10 horas de hoje, terça-feira(22). Antes que a urna fosse lacrada, Dona Ana Cristina Pimentel da Silva, mãe de Eloá, jogou flores sobre sobre o caixão. As fotos acima foram retiradas hoje pela manhã.
Fotos do sepultamento de Eloá

Fonte: Associação dos Diáconos Batistas do Rio de Janeiro.

João Cruzué - Blog Olhar Cristão

cruzue@gmail.com


.


terça-feira, 21 de outubro de 2008

O enterro ou sepultamento de Eloá no Cemitério de Santo André


O momento de grande dor para a família, amigos, irmãos de igreja,

e todos os brasileiros que esperaram uma semana inteira por um final feliz que não veio.

Por João Cruzué

créditos: Diario Grande ABC - montagem: João Cruzué

Eloá
Mãe, familiares, amigos, irmãos da igreja e pessoas de vários lugares, que vieram
prestar a última homenagem à adolescente que perdeu a vida com 15 anos, Eloá Cristina Pimentel da Silva

crédito: Diario São Paulo

crédito: não conhecido
Mãe, familiares, amigos e irmãos da igreja

crédito: Diário de São Paulo
Irmã Ana Cristina(mãe) recebendo um abraço de solidariedade
O rosto de Eloá está sereno dentro do caixão.
Por João Cruzué
BLOG OLHAR CRISTÃO

Uma multidão de 27.000 pessoas compareceu para velar e dar o último adeus ao corpo de Eloá Cristina Pimentel, a adolescente de 15 anos, assassinada no sábado - 18/10/2008, um trágico desfecho depois de um longo seqüestro de mais de 100 horas. A cerimônia começou a partir das 14:55 de segunda-feira(20), depois da chegada do corpo ao Cemitério Jardim Santo André.

Cerca 10.000 pessoas acompanharam o sepultamento, realizado entre 09 e 10 horas de hoje, terça-feira(22). Antes que a urna fosse lacrada, Dona Ana Cristina Pimentel da Silva, mãe de Eloá, jogou flores sobre sobre o caixão. O pai, Sr. Aldo Pimentel não pode comparecer por aconselhamento médico, pois é hipertenso. As fotos acima foram retiradas hoje pela manhã.

A adminstração
do Cemitério Jardim Santo André ficou muito sensibilizada, e decidiu doar, ontem, o jazigo para o enterro do corpo da adolescente Eloá Cristina Pimental da Silva.


Os pais de Eloá,
Sr. Aldo Pimentel e Dona Ana Cristina, autorizaram a retirada dos órgãos da filha como uma forma carinhosa de solidariedade com o sofrimento alheio, mantendo viva a lembrança de Eloá. Foram retirados o coração, pulmões, rins, fígado, pâncreas, baço, córneas e cordões linfáticos.
O procedimento foi feito na madrugada de segunda-feira. As cirurgias de transplantes aconteceram de forma sincronizada, e durante a madrugada da segunda feira quando não existe trânsito carregado na grande São Paulo. Abaixo estão as fotos de Eloá Cristina e sua amiga Nayara Rogrigues.

Fotos de Eloá
Photobucket
Eloá Cristina Pimentel da Silva - (1993 -2008)

Photobucket
Eloá Cristina e sua inseparável amiga, Nayara

E_14
Eloá

Photobucket
Eloá(E) e colegas de escola

E_2
Eloá Cristina Pimentel da Silva



PONHA JESUS EM PRIMEIRO LUGAR NA SUA VIDA
SE VOCÊ ESTÁ AFASTADO(A) DOS CAMINHOS DO SENHOR -VOLTE HOJE!

PRIMEIRA CRUZADA NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO


Projeto minha Esperança Brasil de Billy Graham
Minha esperança Brasil

Confira a programação completa:
www.minhaesperanca.com

Dia 6 de novembro, quinta-feira: / Clip Musical com cantora Aline Barros / Testemunhos impactantes / Mensagem Evangelística com Dr. Billy Graham. Duração 30 minutos.

Dia 7 de novembro, sexta-feira: / Clip Musical com o cantor Paulo Baruk / Testemunhos impactantes / Mensagem Evangelística com Franklin Graham. Duração de 30 minutos.

Dia 8 de novembro, sábado: Filme Evangelístico Compromisso Precioso, com duração de 90 minutos, sem intervalos comerciais."

Blog Olhar Cristão - www.olharcristao.blogspot.com - cruzue@gmail.com


.


segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Album de Fotos de Eloá Cristina Pimentel

Fotos de Eloá Cristina Pimentel e Nayara Rodrigues
Por João Cruzué
SP - domingo 19 de Outubro de 2008

E_2
Eloá Cristina Pimentel da Silva - (1993 - 2008)

E_14
Eloá

Photobucket
Eloá

Photobucket
Eloá Cristina e Nayara Rodrigues


Photobucket
Eloá e Nayara

Photobucket
Eloá e Nayara


Photobucket
Eloá(E) e colegas de escola

E_3
Eloá e Nayara

Photobucket
Eloá e Nayara


JESUS EM PRIMEIRO LUGAR NA SUA VIDA
SE VOCÊ ESTÁ AFASTADO(A) DOS CAMINHOS DO SENHOR -VOLTE!

PRIMEIRA CRUZADA NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO


Projeto minha Esperança Brasil de Billy Graham
Minha esperança Brasil

Confira a programação completa:
www.minhaesperanca.com

Dia 6 de novembro, quinta-feira: / Clip Musical com cantora Aline Barros / Testemunhos impactantes / Mensagem Evangelística com Dr. Billy Graham. Duração 30 minutos.

Dia 7 de novembro, sexta-feira: / Clip Musical com o cantor Paulo Baruk / Testemunhos impactantes / Mensagem Evangelística com Franklin Graham. Duração de 30 minutos.

Dia 8 de novembro, sábado: Filme Evangelístico Compromisso Precioso, com duração de 90 minutos, sem intervalos comerciais."


cruzue@gmail.com

Blog Olhar Cristão - www.olharcristao.blogspot.com


.

sábado, 18 de outubro de 2008

O que o sequestro de Heloá / Eloá Cristina Pimentel pode nos ensinar


"A menina mais bonita da Escola Estadual José Carlos Antune
s
"
Atualização em 18.10.2008

Eloá e Nayara
João Cruzué

Olhe bem para estes dois sorrisos. Eles foram roubados e apagados para sempre. Eles não deixaram apenas duas famílias frustradas e arrasadas. O Brasil inteiro foi atingido por essa brutalidade tamanha que tirou o sossego de todas as famílias. Desde a mais humilde até a casa do Presidente Lula. Como crente pentecostal que sou, posso afirmar que um demônio destruidor preparou a cena e planejou o desfecho.

A começar pela mídia "espreme-sai-sangue" que passou a semana inteira desesperada, mostrando issistentemente um assunto mau. Agitando e tirando o sossego de todos os lares brasileiros. Entrevistas e mais entrevistas enchendo a "bola" do seqüestrador.Foi a sádica mídia televisiva brasileira que preparou o palco para o mal. Sim! A Bíblia diz: Não deis lugar ao diabo. Foi o que fez Judas e este moço que teve uma infância mal amada. Ali bem oculto junto ao assassino, estava um demônio a serviço do diabo. Concretizado seu objetivo o próximo passo será destruir a vida de quem fez o serviço, pelas mãos de outro assassino. O diabo usa e depois descarta, pois ele tem reserva de pessoas que lhe dão lugar.

Quero prosseguir dizendo que o melhor lugar para os filhos das famílias brasileiras não são as casas noturnas, nem às portas de um barzinho, nem a podridão de um baile funk. O melhor lugar para eles é a Igreja. Leve seus filhos para a Casa do Senhor. Ensine-os desde pequenos a orar. Dê um beijo e um abraço em cada um deles, pelo menos uma vez por semana. Não esqueça de dizer que você os ama. Isto não é babaquice: é a melhor forma de dar equilíbrio emocional e satisfazer necessidades de amor. Ame-os.

Jesus e a Igreja ainda são o melhor seguro de vida que um pai e u'a mãe pode dar para sua casa. Tome uma atitude! Não se conforme com pouco, nem deixe sua filha namorar qualquer um. Sua omissão pode custar a vida dela. Infelizmente Heloá e Nayara tiveram a má sorte de estar no caminho desse moço, que não tinha Deus na vida, nem um pai para ensiná-lo o que é o amor verdadeiro.

A melhor reportagem é do Jornal O Estado de São Paulo


Eloá Cristina Pimentel está em coma induzido. Uma bala lhe atravessou todo o cérebro. Segundo a neurocirurgiã do Hospital de Santo André, entre 1 e 10, suas chances de sobrevivência são de apenas 1. Nayara, a melhor amiga, levou um tiro de no rosto e não corre risco de morte. . João Cruzué


cruzue@gmail.com

Blog Olhar Cristão - www.olharcristao.blogspot.com

.


.

O fim do sequestro de Heloa ou Eloa Cristina Pimentel


"A menina mais bonita da Escola Estadual José Carlos Antune
s
"

Eloá e Nayara
João Cruzué

SP-17.10.08 - Eloá Cristina Pimentel está entre a vida e a morte, com um tiro na cabeça, tendo perdido massa cefálica, pois a bala atravessou quase todo o cérebro. Nayara, a melhor amiga, levou um tiro de na boca e não corre risco de morte. Olhe bem para estes dois sorrisos, porque eles foram roubados e apagados para sempre. João Cruzué

O que está na mídia

AGÊNCIA O ESTADO
Da Redação, com Vitor Hugo Brandalise e Marcela Spinosa

"SÃO PAULO - Considerada a menina mais bonita da escola e de 'cabelos negros e compridos', a jovem Eloá Cristina Pimentel e uma de suas melhores amigas, Nayara Rodrigues Vieira, ambas de 15 anos, saíram feridas ao final do seqüestro de mais de quatro dias a que foi submetida pelo ex-namorado Lindembergue Alves.

Heloá, uma adolescente extrovertida

Cabelos negros e compridos, olhos escuros puxados e um sorriso largo. Eloá Cristina Pimentel é considerada a menina mais bonita da Escola Estadual José Carlos Antunes, onde cursa a 1ª série do ensino médio em Santo André, a mesma dos outros três colegas que, junto com ela, foram mantidos reféns pelo ex-namorado da adolescente, todos de 15 anos: Nayara Rodrigues Vieira, seu namorado Iago Vilera, e Vitor Lopes.

A timidez dos 15 anos não combina com Eloá. Ela é uma menina falante e que adora música eletrônica. Filha de um segurança e de uma merendeira, nasceu em Maceió, Alagoas. A família vive em Santo André há 13 anos. O casal tem outros dois filhos. Foi nos arredores do conjunto habitacional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) onde vive sua família que conheceu Lindembergue Fernandes Alves, também morador do conjunto.

Segundo amigos, após Alves terminar o namoro pela última vez - em 2 anos e 7 meses de relacionamento, terminou "mais de dez vezes" -, no início de agosto, Eloá decidiu que era definitivo. Passou a sair mais com o grupo de amigos da escola e a ignorar as chamadas do ex-namorado. "Isso foi o que mais doeu nele. Ela chorava na aula e dizia que não sabia o que ele podia fazer", diz uma colega. Ao longo do último mês e meio, o ex-namorado ligou todos os dias para ela. Dizia que precisavam conversar. Insistia. Chegou a ligar 15 vezes numa só tarde. "Ele gosta tanto dela que se desequilibrou", diz V., uma das melhores amigas de Eloá.

Nas últimas duas semanas, percebendo que o namoro não seria reatado, a implicância de Alves com os amigos de Heloá aumentou. Passou a fazer ameaças a dois garotos - um deles, o que enviou mensagem no celular de Eloá na tarde de segunda-feira, possivelmente o motivo de uma das agressões de Alves contra a ex-namorada. "Quando ele soube que a turma da escola iria para o (parque de diversões) Hopi Hari, ele ficou muito bravo", relata T.S., amigo de Lindembergue Alves.

Lindembergue Alves, um cara 'normal'

Lindembergue Alves, 22 anos, 1,75 metro e cerca de 70 quilos, tinha o apelido de "Liso", no conjunto da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), onde mora com a família, no Bloco 80 do mesmo conjunto da família de Eloá, que mora no 24. Descrito por vizinhos como ‘normal’ e ‘trabalhador’.

Caçula de quatro filhos - todos de pais diferentes -, Alves nasceu em Patos, na Paraíba e veio para São Paulo aos 2 anos. Completou o ensino fundamental e estudou até a 3.ª série do médio na Escola Estadual José Carlos Antunes - a mesma de Eloá -, até abandonar o estudo para trabalhar em tempo integral.

Auxiliar de produção, funcionário da empresa Cargas e Descargas Alphaville, prestadora de serviços para a Bombril em São Bernardo, Alves saía de casa por volta das 6 horas para voltar perto das 16. Nos fins de semana, complementava o salário - cerca de R$ 600, segundo amigos - trabalhando como entregador numa pizzaria das redondezas.

Às quintas-feiras à noite, Alves participava do programa típico dos jovens moradores do conjunto - ao som de funk, manobrava sua motocicleta pela Rua dos Dominicanos, na frente dos prédios, até por volta das 23 horas, enquanto a feira livre montada no local fica em pé. Também freqüentava as festas no "shoppinho", uma galeria comercial que concede, nos fins de semana, salas vazias para bailes funk."Album de Fotos - O Estado.


Comentários de João Cruzué
Eu fiquei chocado. Há menos de um ano, também perto da minha casa, eu voltava do trabalho quando vi dois adolescentes namorando. Ou quase isto. No outro dia, quando fazia o mesmo caminho, não pude passar pela Rua. O rapaz tinha assassinado a jovem no mesmo local do "namoro". As marcas de sangue ficaram ali ainda por muitos dias. Um assassinato é um ato infernal mesmo. Agora aconteceu com esta moça de apenas 15 anos.

Eu li a análise que um psiquiatra fez sobre o padrão do perfil do assassino, isso durante o seqüestro. Na interpretação do médico, a possibilidade de êxito na empresa era bem pequena, pois o sequestrador estava vivendo uma fantasia, como a de Dom Quixote De La Mancha com Dona Dulcinéia Del Toboso.

Três pontos mais a considerar:

1) "Caçula de quatro filhos - todos de pais diferentes" Acho que a raiz do problema começou aqui. Ele não cresceu em um lar, talvez nem em um meio-lar, então não seria uma pessoa "normal" como disseram os colegas.

2) Muito chopinho, bailes funks, moto, parques... E Deus onde é que ficou?

3) "Quando ele soube que a turma da escola iria para o (parque de diversões) Hopi Hari, ele ficou muito bravo", relata T.S., amigo de Lindembergue Alves." Não sei porque mais desde o princípio isso me lembrou aquela música Domingo no Parque de Gilberto Gil. Domingo no Parque de Gilberto Gil

(...)
"O José como sempre no fim da semana
Guardou a barraca e sumiu
Foi fazer no domingo um passeio no parque
Lá perto da Boca do Rio
Foi no parque que ele avistou
Juliana" (Eloá)

Por causa deste assunto esta foi uma sexta-feira horrível, para todos brasileiros, que não esperavam mais um fato trágico desses,nem eu.

João Cruzué

cruzue@gmail.com

JESUS EM PRIMEIRO LUGAR
VENHA PARTICIPAR DA
PRIMEIRA CRUZADA NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO

Projeto minha Esperança Brasil de Billy Graham
Minha esperança Brasil

Confira a programação completa:

www.minhaesperanca.com

Dia 6 de novembro, quinta-feira: / Clip Musical com cantora Aline Barros / Testemunhos impactantes / Mensagem Evangelística com Dr. Billy Graham. Duração 30 minutos.

Dia 7 de novembro, sexta-feira: / Clip Musical com o cantor Paulo Baruk / Testemunhos impactantes / Mensagem Evangelística com Franklin Graham. Duração de 30 minutos.

Dia 8 de novembro, sábado: Filme Evangelístico Compromisso Precioso, com duração de 90 minutos, sem intervalos comerciais."


cruzue@gmail.com

Blog Olhar Cristão - www.olharcristao.blogspot.com

.


.

Heloá / Eloá Cristina Pimentel de Santo André


"A menina mais bonita da Escola Estadual José Carlos Antune
s
"

Eloá e Nayara
João Cruzué

SP-17.10.08 - Eloá Cristina Pimentel está entre a vida e a morte, com um tiro na cabeça, tendo perdido massa cefálica, pois a bala atravessou quase todo o cérebro. Nayara, a melhor amiga, levou um tiro de na boca e não corre risco de morte. Olhe bem para estes dois sorrisos, porque eles foram roubados e apagados para sempre. João Cruzué

O que está na mídia

AGÊNCIA O ESTADO
Da Redação, com Vitor Hugo Brandalise e Marcela Spinosa

"SÃO PAULO - Considerada a menina mais bonita da escola e de 'cabelos negros e compridos', a jovem Eloá Cristina Pimentel e uma de suas melhores amigas, Nayara Rodrigues Vieira, ambas de 15 anos, saíram feridas ao final do seqüestro de mais de quatro dias a que foi submetida pelo ex-namorado Lindembergue Alves.

Heloá, uma adolescente extrovertida

Cabelos negros e compridos, olhos escuros puxados e um sorriso largo. Eloá Cristina Pimentel é considerada a menina mais bonita da Escola Estadual José Carlos Antunes, onde cursa a 1ª série do ensino médio em Santo André, a mesma dos outros três colegas que, junto com ela, foram mantidos reféns pelo ex-namorado da adolescente, todos de 15 anos: Nayara Rodrigues Vieira, seu namorado Iago Vilera, e Vitor Lopes.

A timidez dos 15 anos não combina com Eloá. Ela é uma menina falante e que adora música eletrônica. Filha de um segurança e de uma merendeira, nasceu em Maceió, Alagoas. A família vive em Santo André há 13 anos. O casal tem outros dois filhos. Foi nos arredores do conjunto habitacional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) onde vive sua família que conheceu Lindembergue Fernandes Alves, também morador do conjunto.

Segundo amigos, após Alves terminar o namoro pela última vez - em 2 anos e 7 meses de relacionamento, terminou "mais de dez vezes" -, no início de agosto, Eloá decidiu que era definitivo. Passou a sair mais com o grupo de amigos da escola e a ignorar as chamadas do ex-namorado. "Isso foi o que mais doeu nele. Ela chorava na aula e dizia que não sabia o que ele podia fazer", diz uma colega. Ao longo do último mês e meio, o ex-namorado ligou todos os dias para ela. Dizia que precisavam conversar. Insistia. Chegou a ligar 15 vezes numa só tarde. "Ele gosta tanto dela que se desequilibrou", diz V., uma das melhores amigas de Eloá.

Nas últimas duas semanas, percebendo que o namoro não seria reatado, a implicância de Alves com os amigos de Heloá aumentou. Passou a fazer ameaças a dois garotos - um deles, o que enviou mensagem no celular de Eloá na tarde de segunda-feira, possivelmente o motivo de uma das agressões de Alves contra a ex-namorada. "Quando ele soube que a turma da escola iria para o (parque de diversões) Hopi Hari, ele ficou muito bravo", relata T.S., amigo de Lindembergue Alves.

Lindembergue Alves, um cara 'normal'

Lindembergue Alves, 22 anos, 1,75 metro e cerca de 70 quilos, tinha o apelido de "Liso", no conjunto da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), onde mora com a família, no Bloco 80 do mesmo conjunto da família de Eloá, que mora no 24. Descrito por vizinhos como ‘normal’ e ‘trabalhador’.

Caçula de quatro filhos - todos de pais diferentes -, Alves nasceu em Patos, na Paraíba e veio para São Paulo aos 2 anos. Completou o ensino fundamental e estudou até a 3.ª série do médio na Escola Estadual José Carlos Antunes - a mesma de Eloá -, até abandonar o estudo para trabalhar em tempo integral.

Auxiliar de produção, funcionário da empresa Cargas e Descargas Alphaville, prestadora de serviços para a Bombril em São Bernardo, Alves saía de casa por volta das 6 horas para voltar perto das 16. Nos fins de semana, complementava o salário - cerca de R$ 600, segundo amigos - trabalhando como entregador numa pizzaria das redondezas.

Às quintas-feiras à noite, Alves participava do programa típico dos jovens moradores do conjunto - ao som de funk, manobrava sua motocicleta pela Rua dos Dominicanos, na frente dos prédios, até por volta das 23 horas, enquanto a feira livre montada no local fica em pé. Também freqüentava as festas no "shoppinho", uma galeria comercial que concede, nos fins de semana, salas vazias para bailes funk."Album de Fotos - O Estado.


Comentários de João Cruzué
Eu fiquei chocado. Há menos de um ano, também perto da minha casa, eu voltava do trabalho quando vi dois adolescentes namorando. Ou quase isto. No outro dia, quando fazia o mesmo caminho, não pude passar pela Rua. O rapaz tinha assassinado a jovem no mesmo local do "namoro". As marcas de sangue ficaram ali ainda por muitos dias. Um assassinato é um ato infernal mesmo. Agora aconteceu com esta moça de apenas 15 anos.

Eu li a análise que um psiquiatra fez sobre o padrão do perfil do assassino, isso durante o seqüestro. Na interpretação do médico, a possibilidade de êxito na empresa era bem pequena, pois o sequestrador estava vivendo uma fantasia, como a de Dom Quixote De La Mancha com Dona Dulcinéia Del Toboso.

Três pontos mais a considerar:

1) "Caçula de quatro filhos - todos de pais diferentes" Acho que a raiz do problema começou aqui. Ele não cresceu em um lar, talvez nem em um meio-lar, então não seria uma pessoa "normal" como disseram os colegas.

2) Muito chopinho, bailes funks, moto, parques... E Deus onde é que ficou?

3) "Quando ele soube que a turma da escola iria para o (parque de diversões) Hopi Hari, ele ficou muito bravo", relata T.S., amigo de Lindembergue Alves." Não sei porque mais desde o princípio isso me lembrou aquela música Domingo no Parque de Gilberto Gil. Domingo no Parque de Gilberto Gil

(...)
"O José como sempre no fim da semana
Guardou a barraca e sumiu
Foi fazer no domingo um passeio no parque
Lá perto da Boca do Rio
Foi no parque que ele avistou
Juliana" (Eloá)

Por causa deste assunto esta foi uma sexta-feira horrível, para todos brasileiros, que não esperavam mais um fato trágico desses,nem eu.


Por causa deste assunto esta foi uma sexta-feira horrível, para todos brasileiros, que não esperavam mais um fato trágico desses,nem eu.

João Cruzué

cruzue@gmail.com

JESUS EM PRIMEIRO LUGAR
VENHA PARTICIPAR DA
PRIMEIRA CRUZADA NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO

Projeto minha Esperança Brasil de Billy Graham
Minha esperança Brasil

Confira a programação completa:

www.minhaesperanca.com

Dia 6 de novembro, quinta-feira: / Clip Musical com cantora Aline Barros / Testemunhos impactantes / Mensagem Evangelística com Dr. Billy Graham. Duração 30 minutos.

Dia 7 de novembro, sexta-feira: / Clip Musical com o cantor Paulo Baruk / Testemunhos impactantes / Mensagem Evangelística com Franklin Graham. Duração de 30 minutos.

Dia 8 de novembro, sábado: Filme Evangelístico Compromisso Precioso, com duração de 90 minutos, sem intervalos comerciais."


cruzue@gmail.com

Blog Olhar Cristão - www.olharcristao.blogspot.com

.


.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Razões políticas para a perseguição de cristãos na Índia


BODES EXPIATÓRIOS
Líderes Cristãos indianos explicam as razões dos ataques

Grupo de indianos sob o comando do fundamentalismo Hindu

ASHOK SHARMA
The Associated Press – 14/10/2008

Tradução de João Cruzué

"NOVA DHELI - Líderes da Igreja cristã indiana disseram nesta terça-feira que os cristãos mortos em conflitos recentes eram “bodes expiatórios” visados propositalmente por Hindus de linha-dura em busca de vantagens nas próximas eleições nacionais de 2009.

O Conselho Cristão para as Igrejas da Índia divulgou que as perdas, quase dois meses depois da violência esporádica, foram 59 mortes, 50.000 pessoas e expulsas de suas casas. As autoridades do Estado de Orissa, situado no Leste da Índia, "epicentro" da violência maior, afirmaram que 34 pessoas foram mortas.

Esta violência recente começou depois que ativistas Hindus acusaram Cristãos pelo assassinato de um líder Hindu, morto em Orissa no dia 23 de agosto. Ataques retaliatórios deixaram grande número de mortos, dezenas de Igrejas destruídas e milhares de pessoas desabrigadas, à despeito da alegação do governo que foram partidários maoístas que mataram o líder Hindu.

“Um enfurecido e bem armado bando de criminosos políticos tem ameaçado nossa comunidade, como talvez nunca antes tenha acontecido em 2.000 anos na história da Índia”, disse John Dayal, secretário geral do Conselho Cristão da Índia.

Há uma história antiga de tensão entre grupos religiosos em Orissa, porque líderes Hindus acusam os missionários cristãos de forçar a conversão de Hindus da casta inferior, acusações negadas pelos líderes Cristãos.

Os Líderes do Conselho Cristão disseram nesta terça-feira que a violência foi liderada pelos partidos de linha dura Hindu, em preparação para as eleições nacionais, esperadas para o começo do ano que vem, estão agitando o fervor religioso.

“O único motivo é adquirir vantagem nas próximas eleições nacionais”, disse John Dayal da AICC. "Nós cristãos fomos escolhidos como bodes expiatórios."

Os líderes Cristãos acusam de violência os grupos de radicais Hindus, incluindo o Bajrang Dal e o Concílio Mundial Hindu, organizações livremente filiadas ao partido de linha dura Bharatiya Janata. O BJP comanda os estados de Orissa e Karnataka, justamente os dois estados onde tem acontecido grande violência anticristã. Ele está desafiando o Partido do Congresso pelo poder em Nova Delhi.

Aproximadamente 2,5% da população da Índia, estimada em 1,1 bilhão de pessoas, é cristã enquanto 80% dela são Hindus. A Índia é oficialmente um país laica.

Os líderes Cristãos exigiram nesta terça-feira um inquérito federal sobre a violência."


cruzue@gmail.com



.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Novas informações sobre o desaparecimento de Lucas Pereira

O caso do desaparecimento de Lucas Pereira

Jornal Sao Carlos Agora
Colaboração Noticentro

"A estudante de modas Marlecene Érika Pereira, mãe do pequenino Lucas Pereira, 3, teve o pior aniversário de sua vida. Pois, o filho está desparecido e o outro filho, Caio Pereira, 8, se encontra com o pai, o engenheiro Antônio Carlos Ratto, 57, o qual tem a guarda provisória do garoto.

Érika quebrou o silêncio e resolveu falar à imprensa sobre as investigações e sobre ser viciada em entorpecentes. Ela declarou que vai ficar em São Carlos, de onde só sairá com o filho vivo. "Muitos já comentaram no orkut, que meu filho estaria morto e que teria ocorrido magia negra com ele. Isto não pode ser verdade e eu não acredito que alguém poderia fazer isto com uma criança inocente.

Meu filho está vivo eu sinto isto e somente isto me mantém de pé. Eu já fui até acusada de ter sumido com meu filho. Isto é uma mentira. Eu vou aonde tiver que ir para provar minha inocência e mostrar que sou a mãe e era também o pai desta criança. Até a imprensa disse que eu era suspeita. Eu fui um bode expiatório, tentaram fazer de mim uma Nardoni ( se referindo ao casal acusado de matar Isabela Nardoni de 5 anos em São Paulo). Não vou mais me calar, agora chega”, desabafa Érika.


A estudante também se queixou das agressões do marido. "Meu marido é violento, eu perdi minha personalidade até minha faculdade eu tranquei por que ele era ciumento. Ele não gostava do meu filho do meu primeiro casamento. O menino não tem culpa de ser filho de uma mãe separada. Eu me dava bem com meu ex marido que já é falecido, acho que ele tinha ciúmes. Eu não tinha muito contato, só quando vinha à São Carlos e falava sobre o Caic, que tem 15 anos que sofre com a perda do pai”.


Sobre seu possível envolvimento com drogas ela diz que realmente fez uso, mas se defende. “Um dia antes do desaparecimento do Lucas, eu encontrei amigos que já conhecia de infância e não sabia que eles estariam nas drogas. Usei crcak com eles por duas vezes. Estava muito frágil e sei que estou pagando um preço caro por isso. Por conta disso disseram que eu estaria envolvida com prostituição, tráfico de drogas, até com o PCC.

Chegaram a dizer que eu estaria devendo R$ 120 mil para o tráfico de drogas e que meu filho teria sido levado por conta desta dívida, que é uma armação, uma grande mentira, uma injustiça, porque se não já teriam me colocado na cadeia. Eu tinha às mãos um carro de R$ 70 mil, o carro do Carlos, eu poderia dar isto como pagamento e não fiz, porque não existe nada disto que falaram.

Usei crack por fragilidade, não vou negar, mas daí falar o que falaram, só atrapalhou o trabalho da polícia e a minha procura pelo meu filho, por quem eu daria a minha vida. Me jogaram na lama sem qualquer perdão, mas eu sobrevivi e agora chegou a hora, eu vou cobrar sim meu filho que me tiraram”, diz revoltada e chorando muito.


Uma mulher de 59 anos foi localizada pela nossa reportagem e disse ser a última pessoa a conversar com o menino Lucas, na manhã do desaparecimento. Segundo ela, por volta das 10h, avistou Lucas caminhando sozinho pela rua, nas proximidades da casa de sua tia. Ele tentava atravessar a rua para ir até a sua casa para brincar com o seu neto. Ela teve que entrar para o interior de sua residência para atender o telefone e ao retornar viu Lucas virando a esquina, em direção a casa de sua avó. “O Luquinha, nem atravessou a rua para entrar no terreno” diz a mulher que pede anonimato.

Érika, ainda conta que uma pessoa amiga da família teria visto um carro preto com placas do Rio de Janeiro na Vila Prado, no dia em que Lucas, desapareceu.

“Essa pessoa, viu um Fiesta preto com placas do Rio de Janeiro no dia em que o Lucas, sumiu. Dois dias após que o Lucas estava desaparecido, esta pessoa esteve na casa de minha mãe e disse que subia o pontilhão da travessa 8 na Vila Prado no mesmo horário em que meu filho sumiu e este carro que estava na sua frente chegou a entrar na contra mão e freou bruscamente e ele teve que parar e viu que a placa era do Rio de Janeiro, mas ele não se importou. Somente após saber do sumiço do Lucas, é que ele veio me contar. Ele foi ouvido, mas está difícil saber quem estava neste carro”.

Durante a entrevista Érika acusa o marido pelo desparecimento do filho. "Porque ninguém suspeita do Carlos. Porque não perguntaram à ele por que não veio assim que soube do sumiço do filho?, ele estava de folga, estava em nossa casa em Cabo Frio, não estava no apartamento na Barra da Tijuca. Ele mandou eu me virar, fui à polícia e dei queixa do desaparecimento do meu filho, vá e veja como estou falando a verdade, como eu não chamei ajuda nas buscas. Ele só apareceu aqui dois dias após, por que, porque estava esperando um telefonema meu?, se ele gostasse dos filhos como ele foi na TV e disse, não faria isto, estaria aqui horas depois, por que ele estava desembarcado, não estava trabalhando, por isso eu o acuso mesmo” dispara a mulher que se diz humilhada.

Em entrevista à um jornal de São Paulo, o engenheiro Carlos Antônio Ratto, se defende dizendo que as acusações são absurdas. “Ninguém sabe a dor que sinto e quanto estou sofrendo de saudade” diz. Ele também diz que Érika quer denegrir sua imagem e que a história de ser violento é conversa dela.

A mãe de Lucas, finalizou dizendo que espera que tudo se resolva o mais breve possível e disse que vai se separar do marido. O caso continua sendo investigado pela DIG de São Carlos e a Polícia Civil do Rio de Janeiro, onde Érika, sua mãe e Antônio Carlos já foram chamados para prestar esclarecimentos sobre o caso."

A seguir vem os comentários na Comunidade de Orkut criada para encontrar Lucas Pereira. Continua no jornal: >>São Carlos Agora.

Comentários: 110 dias depois do desaparecimento do garoto de três anos, Lucas Pereira a polícia não chegou ainda a uma conclusão. A imprensa não tem novidades a não ser comentários de Orkut. João Cruzué

.



.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Eleições 2008 - os 55 novos vereadores de São Paulo

Listas dos novos vereadores de São Paulo
eleitos em 05.10.2008

FONTE: DIVULGA 2008 TSE
Os nomes coloridos são de candidatos cristãos ou ligados à comunidade evangélica

P

VEREADOR

SIGLA

VOTOS

%

1

GABRIEL CHALITA

PSDB - PSDB / PHS

102.048

1,70%

2

GOULART

PMDB - PR / PMDB / DEM

90.054

1,50%

3

NETINHO DE PAULA

PC do B - PC do B / PRB / PT / PSB

84.406

1,41%

4

MILTON LEITE

DEM - PR / PMDB / DEM

80.051

1,33%

5

MARA GABRILLI

PSDB - PSDB / PHS

79.912

1,33%

6

SENIVAL

PT - PC do B / PRB / PT / PSB

66.139

1,10%

7

ARSELINO TATTO

PT - PC do B / PRB / PT / PSB

59.292

0,99%

8

VEREADOR NETINHO

PSDB - PSDB / PHS

54.726

0,91%

9

AURÉLIO MIGUEL

PR - PR / PMDB / DEM

50.804

0,85%

10

CARLOS ALBERTO BEZERRA JR.

PSDB - PSDB / PHS

50.536

0,84%

11

DONATO

PT - PC do B / PRB / PT / PSB

50.388

0,84%

12

CELSO JATENE

PTB - PTB

49.777

0,83%

13

TRIPOLI

PV - PV

45.750

0,76%

14

ANTONIO CARLOS RODRIGUES

PR - PR / PMDB / DEM

43.601

0,73%

15

ADILSON AMADEU

PTB - PTB

41.686

0,69%

16

MARCELO AGUIAR

PSC - PSC / PRP

41.506

0,69%

17

JOOJI HATO

PMDB - PR / PMDB / DEM

40.847

0,68%

18

MARTA COSTA

DEM - PR / PMDB / DEM

39.192

0,65%

19

MARCO AURELIO CUNHA

DEM - PR / PMDB / DEM

38.421

0,64%

20

FRANCISCO CHAGAS

PT - PC do B / PRB / PT / PSB

37.878

0,63%

21

DOMINGOS DISSEI

DEM - PR / PMDB / DEM

37.739

0,63%

22

PAULO FRANGE

PTB - PTB

36.881

0,61%

23

TONINHO PAIVA

PR - PR / PMDB / DEM

35.535

0,59%

24

ADOLFO QUINTAS

PSDB - PSDB / PHS

34.209

0,57%

25

JOÃO ANTONIO

PT - PC do B / PRB / PT / PSB

33.899

0,56%

26

VEREADOR CLAUDINHO DE SOUZA

PSDB - PSDB / PHS

33.726

0,56%

27

ALFREDINHO

PT - PC do B / PRB / PT / PSB

33.417

0,56%

28

JUSCELINO

PSDB - PSDB / PHS

32.484

0,54%

29

GILSON BARRETO

PSDB - PSDB / PHS

32.079

0,53%

30

FLORIANO PESARO

PSDB - PSDB / PHS

31.733

0,53%

31

ELISEU GABRIEL

PSB - PC do B / PRB / PT / PSB

31.602

0,53%

32

SOUZA SANTOS

PSDB - PSDB / PHS

31.352

0,52%

33

CLAUDIO PRADO

PDT - PDT

31.014

0,52%

34

NOEMI NONATO

PSB - PC do B / PRB / PT / PSB

30.734

0,51%

35

JULIANA CARDOSO

PT - PC do B / PRB / PT / PSB

30.607

0,51%

36

ITALO CARDOSO

PT - PC do B / PRB / PT / PSB

30.541

0,51%

37

JOSÉ AMÉRICO

PT - PC do B / PRB / PT / PSB

30.027

0,50%

38

KAMIA

DEM - PR / PMDB / DEM

29.915

0,50%

39

WADIH MUTRAN

PP - PP

29.039

0,48%

40

MISSIONARIO JOSE OLIMPIO

PP - PP

28.921

0,48%

41

JAMIL MURAD

PC do B - PC do B / PRB / PT / PSB

28.145

0,47%

42

ZELÃO

PT - PC do B / PRB / PT / PSB

28.085

0,47%

43

RICARDO TEIXEIRA

PSDB - PSDB / PHS

27.248

0,45%

44

CHICO MACENA

PT - PC do B / PRB / PT / PSB

26.513

0,44%

45

AGNALDO TIMÓTEO

PR - PR / PMDB / DEM

26.180

0,44%

46

PENNA

PV - PV

25.820

0,43%

47

ATÍLIO FRANCISCO

PRB - PC do B / PRB / PT / PSB

25.684

0,43%

48

CARLOS APOLINARIO

DEM - PR / PMDB / DEM

25.609

0,43%

49

SANDRA TADEU

DEM - PR / PMDB / DEM

25.173

0,42%

50

DALTON SILVANO

PSDB - PSDB / PHS

24.084

0,40%

51

GILBERTO NATALINI

PSDB - PSDB / PHS

23.872

0,40%

52

MARCOS CINTRA

PR - PR / PMDB / DEM

22.881

0,38%

53

ABOU ANNI

PV - PV

22.615

0,38%

54

CLAUDIO FONSECA

PPS - PPS

21.038

0,35%

55

DR. MILTON FERREIRA

PPS - PPS

14.874

0,25%