sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Índia - fotos de igrejas queimadas e pastores mortos


Perseguição religiosa em Orissa, província do Leste da Índia


Importante

A bem da verdade, e cumprindo meu dever de informar bem, antes de ver as 17 fotos, abaixo, de fatos reais que aconteceram entre o Natal de 2007 e setembro de 2008, você precisa saber que a Índia é uma país da Ásia com 28 estados e sete territórios. Que em apenas em UM Estado, chamado Orissa, vem acontecendo incêndios de igrejas cristãs, mortes de alguns pastores, destruição de casas e perseguição de cristãos. Informo ainda que dentro do Estado de Orissa, em apenas dois ou três distritos (municípios) houve estes problemas. Eu preciso esclarecer isto, para que você não fique desinformado nem conclua de modo errado que a Índia inteira esteja pegando fogo ou que os fundamentalistas hindus estejam fazendo churrasco de pastores e de crentes todo dia por lá. João Cruzué



Foto: AICC

Orissa 12
Corpo do Pastor Dibya Sundars

João Cruzué
Com Sharmilla de Mumbay


Uma grave perseguição
religiosa contra cristãos está acontecendo em Orissa, estado da Região Leste da Índia. Bandos de Hindus exaltados da VPH, uma associação fundamentalista para o hinduísmo mundial incedeiam e destroem Igrejas, matam pastores e expulsam cristãos de suas casas. As fotos abaixo mostram muita destruição e dor. Famílias inteiras estão se escondendo e dormindo no meio do mato depois que foram atacadas e expulsas de seus lares. As perseguições vêm se intensificando desde o Natal de 2007. E de agosto 2008 para cá, infelizmente recrudesceram. Policiais militares e até o exército indiano foram destacados para acalmar os ânimos. Pastores estão sendo falsamente acusados de estupro, justamente para enlouquecer grupos radicais contra os cristãos indianos.

A maioria desses cristãos são (ex)Dalits - também conhecidos por "intocáveis".-ou a casta mais baixa na hierarquia da religião hinduísta. Segundo as estatísticas, há 180 milhões de Dalits na Índia.Eles sofrem
o preconceito religioso porque são pobres e ainda por cima cristãos. Este preconceito resumidamente vem do sistema de castas hinduísta. Se uma pessoa pertence à casta dos Dalits (a mais baixa do hinduísmo) ele deve trabalhar a vida inteira em ocupações como lixeiro. Como em várias lugares da Índia não têm redes de esgotos ou fossas, as mulheres Dalits são obrigadas pela religião a retirar as fezes e todo o lixo das mansões dos membros da casta dominante. Se um Dalit (intocável) estiver passando fome, no meio da rua, segundo o costume do fundamentalismo radical hinduísta quem der de comer a ele estará pecando. Ele tem que sofrer e passar necessidades a vida inteira para "melhorar" seu "karma". Além de explorados, os Dalits são doutrinados a aceitar a exploração como sendo aldo da vontade do deus hinduísta.Traduzindo: o sistema de castas hinduísta é a organização mais miserável que o diabo já planejou com o nome de religião.

O sistema hinduísta de castas foi abolido da Constituição Indiana. Desde Mahatma Gandhi, os políticos vêm combatendo esta ignomínia através de leis que declararam ilegal o sistema de castas. Todavia, nas regiões mais remotas e no interior da Índia as leis nem sempre chegam ou funcionam. Prevalece a força do hinduísmo. Típico caso onde o Estado é laico, mas o povo não o é. Muitos Dalits ao ouvir o Evangelho aceitam Jesus para fugir tanto da miséria quanto do preconceito. Mas, se por um lado eles se tornam livres ao aceitar Jesus, já no convívio social eles continuam sendo tratados como Dalits. E o fundamentalismo Hinduísta não perde a oportunidade em torná-los bodes expiatórios, como é o caso desta perseguição que começou desde o Natal de 2007.
Até aqui a reportagem é de João Cruzué.

Screenshot de João Cruzué

clique para ampliar

Tradução de João Cruzué

"Entre 24 de dezembro de 2007 e 02 de janeiro de 2008 os ataques no "município" de kandhamal mataram ao menos quatro cristãos, e destruíram 100 templos religiosos e 730 casas de cristãos. A maioria das vítimas eram Dalits , anteriormente conhecidos como "intocáveis"

Os recentes ataques começaram depois que Lakshmanananda Saraswati, um líder da
Associação Fundamentalista hindu VHP - Vishwa Hindu Parishad, foi morto em 23 de agosto de 2008, por assaltantes desconhecidos . A VHP acusou publicamente os cristãos locais e grupos de militantes hindus atacaram pelo menos em 12 dos trinta "municípios" do "Estado" de Orissa. Os líderes das comunidades cristãs informaram que desde 03 de setembro, pelo menos 4.014 casas foram destruídas em 300 aldeias, e aproximadamente 50 mil pessoas, expulsas. Dois pastores e outros 24 líderes cristãos foram mortos. Mais de 100 templos foram incendiados. Uma freira foi estuprada e outra religiosa católica foi queimada viva em Bargarh, "município" de Orissa.

Na Quinta-feira, 4 de setembro de 2008, o Supremo Tribunal de Índia instruiu o governador de Orissa para controlar a violência. As autoridades de Orissa prometeram impedir uma manifestação da VHP (Vishwa Hindu Parishad ou Conselho Hindu Mundial) marcada para o dia 7 de setembro de 2008. Contudo, os líderes de VHP disseram a uma jornalista indiana que eles ainda planejavam manter o "Shraad Yatra” um rito de funeral tradicional executado por sadhus hinduístas
no 16º dia da morte do swami. Anteriormente, líderes de todas as principais denominações cristas conclamaram um dia da oração e jejum através da Índia no domingo, 7 de setembro de 2008."

FOTOS DO RESULTADO DA PERSEGUIÇÃO

Foto: AICC

Orissa 11
Bíblias queimadas

Foto: AICC

Orissa 9
Irmã Namrata - adolescente com queimaduras de segundo grau

Foto: AICC

Orissa 8
Templo destruído

Foto: AICC

Orissa 10
Irmão Sudhir junto com dois Evangelistas

Foto: AICC

Orissa  4
Igreja queimada

foto: AICC

Orissa  1
Templo queimado

foto: AICC

Orissa 11
Irmã Lydia e filho , viúva e órfão do Pastor Akbar Digal

foto: AICC

Orissa 13
famílias amendrontadas se escondendo e dormindo no mato

foto: AICC
Orissa  5
carro em mercadorias de cristãos queimados

foto: AICC

Orissa  3
casa destruída pelo fogo

foto: AICC
Orissa  2
veículo incendiado

APRESENTAÇÃO DE SLIDES:
Imagens da perseguição sofrida pelos cristãos em Kandhamal - Orissa- Índia
ao abrir, clique em uma foto; depois selecione Apresentação de Slides.

Continuemos orando pela Índia.



.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Jupiter - confirmada a grande descoberta da Petrobrás

24/09/2008

Confirmada mais uma importante descoberta de gás e óleo leve no Pré-Sal

A Petrobras concluiu a perfuração do poço, conhecido como Júpiter, no bloco BM-S-24, confirmando a ocorrência de uma grande jazida de gás natural e óleo leve no pré-sal, em águas ultra-profundas, na Bacia de Santos. O consórcio, responsável pela exploração deste bloco, é formado pela Petrobras (80%) e Galp Energia (20%). Essa perfuração confirma a descoberta anunciada em 21 de janeiro de 2008.

O poço 1-BRSA-559A-RJS (1-RJS-652A) está localizado a 290 km da costa do Estado do Rio de Janeiro e a 37 km a leste da área do Tupi, em profundidade d'água de 2.187 metros. A profundidade final atingida foi de 5.773 metros a partir da superfície do mar.

A perfuração do poço, que por razões operacionais havia sido interrompida em janeiro, foi aprofundada e constatou a continuidade de reservatórios de gás natural e óleo leve, e de elevado teor de gás carbônico (CO2). Várias amostras de petróleo foram recuperadas e se encontram em análise no Centro de Pesquisa da Petrobras - CENPES para melhor caracterizar as percentagens relativas de seus componentes. Quando em produção, o CO2, preliminarmente identificado, não será descartado para a atmosfera, mas reinjetado, contribuindo assim para o aumento do fator de recuperação de petróleo nestes reservatórios.

A descoberta de Júpiter, que comprovou uma significativa espessura de reservatórios porosos foi integralmente comunicada à ANP nesta data. A estimativa dos volumes de óleo e gás será possível após as analises das amostras de fluidos recuperados neste poço e da perfuração de novos poços.

O consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a verificação das dimensões da nova jazida, assim como das características dos reservatórios. Um Plano de Avaliação será remetido à ANP, conforme previsto no contrato de concessão.


ACESSE www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br
E TENHA RELEASES, FOTOS E GRAVAÇÕES PARA RÁDIO E TV


--------


Outro massacre de estudantes na Finlândia


.......................................... foto: ReutersPekka-Eric Auvinen e Matti Juhani Saari
Por João Cruzué

A Finlândia,
um país nórdico de 5,29 milhões habitantes, ocupa hoje o topo do ranking de qualidade no ensino com base em testes da OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Em 2006 seus alunos conquistaram o primeiro lugar em Ciências, o primeiro em Matemática, e o segundo lugar em leitura.

Os estudantes
finlandeses são os mais bem preparados do mundo e um dos cinco segredos da Escola finladesa é: O prazer de estudar - Os diretores e professores são responsáveis pela criação de um ambiente agradável aos estudantes. A carga horária é bem dosada, e a partir da 7ª série os alunos estão livres para escolher algumas disciplinas com as quais têm maior afinidade.

Por mais paradoxal
que possa ser, a Finlândia também corre o risco em desbancar os Estados Unidos da América do primeiro lugar de um ranking macabro: o assassinato em série de estudantes por franco atiradores também estudantes.

Em menos de
um ano foram dois ataques, 19 mortos e dezenas de feridos.

Em 09 de novembro de 2007, o estudante Pekka-Eric Auvinen, 18 anos, matou oito estudantes e feriu outros 12 na escola de Jokela, e depois suicidou-se. O mais assustador foi ele ter postado, um dia antes no YouTube, um vídeo entitulado "O massacre do Colégio Jokela".

Ontem, terça feira de manhã ,22/09/2008, outro estudante, Matti Juhani Saari, 22 anos, matou dez pessoas, alunos de um colégio profissionalizante de Kauhojaki, no sudoeste da Finlândia, e depois também cometeu suicídio.

Saari chegou a ser detido no dia anterior pela pela polícia e levado a interrogatório, justamente por causa dos vídeos que ele também postara no YouTube. Após prestar depoimento, ele foi dispensado, porque possuia uma licença temporária para portar armas de calibre 22, desde agosto 2007. Foi com esta arma que ele tirou a vida de 10 pessoas, supostamente todos estudantes, colocando a Finlândia novamente de luto.

Comentário: Não basta encher a cabeça de um estudando de saberes, se deixar sua alma vazia.


Reportagem de João Cruzué
Para o Blog Olhar Cristão
cruzue@gmail.com


.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Petrobras - batismo da plataforma P-53

17.09.2008

Plataforma P-53
Presidente Lula junto com trabalhadores no batismo da P-53

Agência Petrobrás de Notícias

Presidente Lula participará do batismo da P-53 em Rio Grande

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participam do batismo da plataforma P-53 amanhã, dia 18, na cidade de Rio Grande (RS). A cerimônia será realizada às 9h, no Porto do Rio Grande (RS).

A P-53 chegou ao porto da cidade gaúcha no dia 4 de setembro de 2007, para a fase final de sua construção, após ser trazida de Cingapura. Construída com 75% de conteúdo nacional, sua capacidade de produção será de 180 mil barris/dia de petróleo e seis milhões de metros cúbicos de gás, com geração de 92 megaWatt de potência. A plataforma será instalada no campo de Marlim Leste, Bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro, em profundidade de água de 1.080 metros.


O evento de batismo da P-53 será transmitido ao vivo via satélite e pelo site da Agência Petrobras de Notícias (www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br).

Agenda
Batismo da P-53
Data: quinta-feira, 18 de setembro
Horário: 9h
Local: Porto do Rio Grande
Av. Honório Bicalho, 11, bairro Getúlio Vargas, Rio Grande (RS)

Transmissão online

O evento será transmitido para jornalistas, ao vivo, pelo site Agência Petrobras de Notícias. Para assistir em tempo real, basta acessar o botão Assista ao Vivo. É necessário entrar com login e senha.

Cadastramento: clique no botão Novo Usuário, no lado esquerdo, no alto da página, preencha com as informações solicitadas e aguarde o e-mail de confirmação.

Atenção: faça o seu cadastro o quanto antes. Mas se você já é cadastrado no portal, seu acesso está garantido.

Transmissão via satélite

As emissoras de televisão poderão captar as imagens da coletiva via satélite pelas seguintes coordenadas:

Dia: 18/09/2008 (Quinta - Feira)
Cidade/UF: Rio Grande/RS
Local: Estaleiro no Porto do Rio Grande
Horário do Vídeo: 09:00 às 12:00
Satélite: Brasilsat B3 - 1BE
Frequência TX: 5870.00 H
Frequência RX: 3645.00 V
Polarização Descida: Vertical
Symbol Rate: 4285
FEC: 3/4



.

domingo, 14 de setembro de 2008

Cuba - estatísticas depois de dois furacões


Não fique somente na oração
, ajude

Photobucket
Destruição do furacão Ike em Holguín

Por Pastor Ricardo Díaz - de Cuba


Hermanos,

Aqui les envio algunos datos que nos muestran la magnitud de los estragos que hicieron los dos huracanes ( Gustavo e Ike) que azotaron Cuba en 8 dias.

7 muertos

2,5 millones evacuados

370 000 viviendas afectadas (y va a seguir subiendo)

3,726 caballerías de plátano en el país.

745 caballerías de yuca, 74 de boniato y 150 de cultivos varios.

40 millones de huevos y 430,000 gallinas ponedoras.

1,455 instalaciones pecuarias dañadas.

526 muertes en el ganado.

12,000 toneladas de carne de cerdo.

350,000 latas de café.

153 derrumbes (37 de ellos totales) en Ciudad de La Habana, con 2,172 personas que no podrán regresar a sus viviendas por considerarse destruidas o inhabitables.

37 instalaciones de salud dañadas en la capital.

67,000 líneas telefónicas interrumpidas en el país, así como 32,000 celulares afectados. Unas 20 poblaciones están aún sin comunicación telefónica. 16 torres de televisión derribadas.

Todos estos son cifras preliminares y seguirán subiendo

Necesitamos la ayuda y la oración de todos,

Bendiciones Pastor Ricardo Díaz
Iglesia de Cristo Misionera
Habana , Cuba


Tradução de algumas palavras

1 - Viviendas = moradias
2 - Caballería = são 1343 x 100m² - ou 134.300m² - ou 5,5 alqueires paulistas
3 - Plátano = banana - bananeiras
4 - Yuca = mandioca
5 - Boniato = batata doce
6 - Carne de cerdo = carne de porco
7 - Derrumbes = desmoronamentos
8 - ganado = gado - bois


cruzue@gmail.com



.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Cuba precisa de nossa ajuda depois da passagem de dois furacões


Podendo ajudar, não fique só na oração!

Huracan Ike 3
Furacão Ike se aproximando de Cuba

Huracan Ike 5
O sofrimento das pessoas que perderam tudo

Huracan Ike 4
Destruição de Ike em Holguin - Cuba


Huracan Ike 1
Uma rua cheia de destroços de casas

Huracan Ike 2
Casas inundadas e um cachorro assustado

JOÃO CRUZUÉ
Blog Olhar Cristão

Há poucos dias publiquei um post sobre os estragos do Furacão Gustav em Cuba, principalmente no Norte da ilha, na Província de Pinar del Rio, onde mais de 10 mil "viviendas" ou casas foram destruídas.

Abalados com tanta destruição, o povo cubano, principalmente nossos irmãos de Igreja, não esperavam que, passado apenas 10 dias daquele infortúnio, fossem de novo surpreendidos com outro Furacão - Ike, que varreu a Ilha de ponta a ponta. Cuba está quase inteira sem energia elétrica Segundo relato que recebemos do Pastor Hector Hunter, presidente da convenção das Igrejas Assembléias de Deus de Cuba, não se tem ainda o cálculo estimado dos prejuízos. Foram milhões em perdas de casas, colheitas, mantimentos, mercadorias, barcos, etc.

Ele agradece de coração a quem puder ajudar os irmãos cubanos neste momento de muita tristeza e de prejuízo causados pela força do vento e tempestades violentas na passagem dos furações. Para se ter uma idéia, Gustav - o primeiro furacão - chegou a emitir rajadas de até 340km p/h.

COMUNICADO DO PASTOR HECTOR HUNTER
Presidente da convenção da Igreja Assembléia de Deus de Cuba

Pastor Hector Hunter


Recebido e traduzido por João Cruzué

"Caros irmãos e amigos, espero que todas as coisas estejam bem com vocês e suas famílias

Esta é uma breve nota para que vocês saibam que apesar da tragédia, nossa fé no Senhor não se abalou.

Os dois furacões: Gustav e Ike trouxeram à Cuba e nosso povo muito mais destruição do que vocês possam imaginar.As perdas não podem ser facilmente estimadas. São milhões e milhões em casas e colheitas destruídas.

Existe alguém querendo ajudar?

Nós temos recebido um convite do Escritório de Relações Religiosas dando-nos as boas vindas para colaborar. Uma das maneiras de fazer isso é solicitar às igrejas amigas e irmãs que nos dêem a mão.

Os items de ajuda podem ser:
- Medicamentos para circustâncias como esta.
- Tendas, colchões, lençóis, toalhas, etc.
-Sabonetes, pastas de dentes, escovas
-Qualquer ajuda financeira pode ser remetida para o tesoureiro que será direcionada para cobrir ....as necessidades mais urgentes.
-Leite, arroz, feijão, etc.

Orientaçao:
1 - Envie primeiro uma lista dos itens que serão enviados;
2 - Eles querem ter certeza se são recursos de uma ONG ou de uma Igreja;
3 - O tipo de transporte que será usado;
4 - A cobertura dos manifestos de embarque e desembarque;

Agradecemos se você puder ajudar."

De Cuba

Reverendo Hector Hunter Wright/rvh


Blog Olhar Cristão
Solidariedade com os irmãos cubanos
João Cruzué - Cruzue@gmail.com



.



quinta-feira, 11 de setembro de 2008

11 de setembro, o mestre e o discípulo


O mestro, seu discípulo

.Master and Disciple Pictures, Images and Photos
Ronald Reagan e Osama Bin Laden


e o resultado do discipulado...

911 a
choque do segundo avião dentro da Torre Sul
João Cruzué

Hoje é 11 de setembro de 2008. Há sete anos terroristas da Al Qaeda levaram a êxito o maior atentado terrorista jamais realizado na história. E a história deste atentado inicia-se 20 anos atrás e os protagonistas principais são os próprios americanos, sob os oito anos de mandato do de Ronald Reagan - o mestre, Osama Bin Laden ainda joven - o discípulo, e um pequeno exército de mujahedins armados pelos americanos com mísses portáteis Stinger. Uns 10 anos à frente o "discípulo" revoltou-se contra a nação de seu "mentor" e uma das consequências foi a derrubada das duas Torres Gêmeas do WTC. Em nossos comentários, mais abaixo, vamos utilizar este assunto, combinado com um outro: o fantasma de um "buraco negro" especulado pela imprensa sobre os testes de quarta-feira que cientistas realizaram no LHC. Vamos somar aos dois uma experiência pessoal e assustadora. Esses três casos se contextualizam quando evocam: equilíbrio e demência, ensino e lavagem cerebral, discipulado e loucura.

Cerca de 9.000 cientistas se reuniram na quarta-feira, 10/09/2008, na fronteira da Suíça eom a França para realizar o primeiro teste com o LHC - Grande Colisor de Hádrons, a máquina mais poderosa do mundo, no gênero, que tentará reproduzir o "Big Bang", a explosão que supostamente deu origem ao Universo.

Uma grande apreensão tomou conta dos cientistas antes do primeiro teste, conduzido por Evans. Havia um temor de que o experimento de colisões de hádrons (partículas como prótons e nêutrons) pela máquina pudesse criar um pequeno buraco negro que engoliria a Terra.

Por causa desta notícia, ontem na Índia uma adolescente de 16 anos se matou bebendo pesticida. Segundo seu pai, ela ficou traumatizada pelos relatos na imprensa de que uma "máquina do Big Bang" poderia acabar com o mundo. "

COMENTÁRIOS

Uma mente equilibrada não é privilégio de todos. Como este blog lida com assuntos religiosos, vamos trazer o foco deste artigo para o nosso contexto. Já deparei com uma situação constrangedora que muito me ensinou em meus tempos de obreiro pastoreando uma Igreja. Certa senhora foi no culto e aceitou Jesus. Durante este culto pregou a palavra uma missionária que nos visitava. Esta missionária morava por perto e o motivo de sua visita era o de levar três pessoas já crentes para congregar conosco.

No final da pregação, a tal senhora foi à frente e aceitou Jesus. Também ficou encantada com a "missionária" e convidou-a imediatamente para ir a sua casa. No outro dia a visita foi feita. E depois dessa visita, aquela senhora, ficou completamente "pirada". Como foi que fiquei sabendo? Bem da maneira mais desconfortável: os parentes da senhora nova convertida foram reclamar para mim que "fulana", com uma semana de "crente", trancava-se no quarto para ler a Bíblia o dia inteiro. Tinha uma criança pequena, mas não cuidava direito dela. O marido chegava em casa á noite e não tinha o que comer, pois a nova crente estava "buscando primeiro o 'reino' de Deus". Pior que isso: queria que ele vendesse o barraco (de favela) porque precisava viajar urgente de para o Ceará para ser uma "auxiliadora de Jesus." E ela viajou mesmo: ainda por cima de avião, deixando para trás uma família assustada e pasma!

Ao ouvir tudo isso da família, fiquei boquiaberto. Como era uma nova convertida há poucos dias, disse que sentia muito, e que gostaria de conversar com ela. Quando fiz isso, não me quis ouvir. Perguntei se me considerava como um pastor, e apesar de dizer que sim, não aceitour meus argumentos de que precisava pensar em seu bebê, no seu marido, na família, pois estava errada na sua "nova" forma de pensar. Aconselhei que primeiro deveria crescer espiritualmente para depois seguir em "missões". Não houve acordo. Mais irritada ficou. E foi embora sozinha para o Ceará, deixando a família para traz.

Quando li a notícia do LHC nos artigos de Marcelo Ninio da Folha de São Paulo, sobre a moça que se matou com pesticida com medo de um buraco negro que ira engolir a terra, minha memória lembrou-se daquele fato similar acontecido comigo e de que apesar de não darmos conta ter uma mente equilibrada e normal não é privilégio de todos.

Todo cuidado é pouco para lidar com certos assuntos diante do público, porque não somos todos normais! O limite entre o equilíbrio e a demência é mais "fino" que um fio de cabelo. Sabendo disso, dou graças a Deus, por ser uma pessoa mentalmente saudável, sem grandes problemas.

Também, hoje quinta-feira, 11 de setembro de 2008, faz sete anos da derrubada das Torres do WTC de Nova York por terroristas radicais muçulmanos da Al Qaeda. Entre mortos e desaparecidos foram 3.000 pessoas. Gente de muitos países, inclusive árabes. Aqueles terroristas passaram por um processo de condicionamento mental conduzido direta ou indiretamente por Osama Bin Laden. O mais surpreendente de tudo isso é que foram os próprios americanos quem "discipularam" Bin Laden quando apoiaram e armaram alguns mujahedins afegãos contra a ocupação do exército russo entre 1979 a 1989. Naquela época, Ronald Reagan, o 39º presidente, governava os Estados Unidos da América.

O século XXI trouxe uma surpresa que abalou de uma vez por todas os cidadãos americanos que acreditavam no mito de que os Estados Unidos eram inexpugnáveis. Para acontecer esta mudança de opinião, não foi preciso um exército nem uma nação, para produzir aquele monumental estrago. Bastou um louco do islã radical para aluir e em menos de duas horas deitar no chão as Torres Gêmeas, as torres de "Babel", orgulho dos americanos.

Aproveitemos esta data de triste lembrança para reflexionar melhor sobre duas coisas: o discipulado - que deve ser feito com muito equilíbrio - e a lavagem cerebral feita conscientemente ou não. A mente humana tem seus segredos e muitas chaves. Deus que nos livre de usar as chaves erradas.


João Cruzué
SP 11/09/2008



Veja mais sobre o: 11 de Setembro de 2001



cruzue@gmail.com




quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Petrobras comprova nova descoberta de petroleo


Petrobras comprova descoberta de petróleo
no Pré-Sal da Bacia de Santos


A estimativa de volume recuperável é de 3 a 4 bilhões de barris de petróleo leve

A Petrobras comunica que o consórcio formado pela Companhia (operadora com 65%), BG Group (25%) e Galp Energia (10%), para exploração do bloco BM-S-11, em águas ultra profundas da Bacia de Santos, concluiu a perfuração do poço 1-BRSA­618-RJS (1-RJS-656) e comprovou relevante descoberta de óleo leve nos reservatórios do pré-sal. A estimativa de volume recuperável é de 3 a 4 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural, dentro da área (cor verde no mapa).

Quando do anúncio da descoberta de óleo leve em 7 de agosto de 2008 em Iara, o poço ainda encontrava-se em perfuração na busca de objetivos mais profundos. Estes objetivos foram alcançados e a qualidade e a espessura porosa dos reservatórios portadores de óleo revelaram-se melhores que as expectativas iniciais. A nova descoberta, comunicada hoje à ANP, foi confirmada por teste a cabo e revelou a existência de petróleo leve, com densidade entre 26° e 30°API, numa área de cerca de 300 km2, bem definida sismicamente. O conjunto de dados coletados, associados ao conhecimento já adquirido no pré-sal permitiu estimar o volume supracitado.

O bloco BM-S-11 é composto por duas áreas exploratórias. Numa delas foi perfurado o primeiro poço 1-BRSA-369A-RJS (1-RJS-628A), conhecido como Tupi, que resultou na descoberta anunciada em 11 de julho de 2006, com estimativa de volume recuperável entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural, cujo Plano de Avaliação aprovado pela ANP encontra-se em execução (cor cinza no mapa).

O poço descobridor, denominado 1-BRSA-618-RJS (1-RJS-656), conhecido como lara, localiza-se na área ao norte de Tupi (cor verde no mapa), a cerca de 230 km do litoral da cidade do Rio de Janeiro, em lâmina d´água de 2.230 metros. A profundidade final atingida foi de 6.080 metros.

O consórcio dará continuidade às atividades exploratórias e investimentos nesta área através de um Plano de Avaliação de Descoberta a ser encaminhado à ANP, conforme previsto no Contrato de Concessão, a fim de melhor caracterizar a jazida.



ACESSE www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br
E TENHA RELEASES, FOTOS E GRAVAÇÕES PARA RÁDIO E TV


Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
Telefone: 55 (21) 3224-1306 e 3224-2312
Fax.: 55 (21) 2220-5052 - 3224-4903
E-mail:
imprensa@petrobras.com.br

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Prêmio Blogueiro Cristão 2008 vai para o Pastor Altair Germano


PASTOR ALTAIR GERMANO DA SILVA
de Abreu e Lima-PE, recebe o Prêmio Blogueiro Cristão 2008

Reportagem de João Cruzué


Pr. Altair Germano da Silva
Pr. Altair Germano da Silva


O Prêmio Blogueiro Cristão foi criado em 2007, com o objetivo de homenagear e incentivar Blogueiro que vem se destacando durante os últimos dois anos na publicaçao de conteúdo cristão legítimo, primoroso e constante na Internet sem se descuidar da cortesia e humildade no trato com os leitores e colegas da blogosfera. Em enquete realizada em julho passado com Blogueiros da UBE - União de Blogueiros Evangélicos, foi escolhido para receber o Prêmio de Blogueiro Cristão de 2008 o Pastor Altair Germano da Silva da Igreja Evangélica Assembléia de Deus da Cidade de Abreu e Lima - Estado de Pernambuco. O anúncio solene da indicação foi feito pelo irmão João Cruzué que na ocasião perguntou ao Pastor Altair se ele aceitaria a homenagem. Com humildade e para nossa alegria ele disse sim. Em seguida coube ao Pastor Rubens Teixeira da Silva, do Rio de janeiro, homenageado com o Prêmio Blogueiro Cristão 2007 transmitir os cumprimento oficial em nome de todos os colegas da UBE, a seguir.

CUMPRIMENTO OFICIAL


Pr. Rubens Teixeira da Silva

"É com imensa satisfação que lhe cumprimento pelo justo reconhecimento ao trabalho desenvolvido em seu blog www.altairgermano.blogspot.com e a conquista do Prêmio Blogueiro Cristão 2008.

O esforço em disseminar os Princípios de Jesus Cristo, informar ao seu grande público e debater temas relevantes, com marcante zelo, está definitivamente eternizado.

Tenho certeza de que, tal como o galardão prometido para os salvos será na medida do trabalho de cada um, este prêmio é um reconhecimento ao seu esforço, dedicação e comprometimento com seus leitores e apreciadores, dos quais me incluo.

Receba também os cumprimentos do Paulo Teixeira, meu irmão, que atualmente tem conduzido o Blog Holofote sem que muito eu possa ajudá-lo em função das atividades que exerço no momento. Mas devo ressaltar que o prêmio que recebi ano passado é também pelo trabalho dele.

Que Deus continue lhe abençoando e dando-lhe esta sabedoria, própria daqueles que têm o Espírito Santo de Deus e temem ao Todo-Poderoso.

Um forte abraço,

Rio de Janeiro,
Pr. Rubens Teixeira da Silva- www.holofote.net
*Vencedor do Prêmio Blogueiro Cristão 2007

-------------------------------------------

Após a comunicação formal da homenagem e dos cumprimentos oficiais pela conquista do Prêmio Blogueiro Cristão 2008 feitos em meados de agosto, à semelhança da programação de 2007, foi solicitado ao homenageado sua autobiografia além da foto oficial e outra foto com toda família.


ALBUM DE FAMÍLIA

Familia Germano da Silva

Pr. Altair Germano da Silva e Esposa Elizabeth Assis da Silva
ladeando os filhos Álvaro e Paulo Germano da Silva


AUTOBIOGRAFIA

Às 3:30h Do dia 21 de abril de 1966, em Casa Amarela, Recife, Pernambuco, nasce o menino Altair Germano da Silva, filho de Benedito Germano da Silva e Juracy Eduarda Rodrigues. O menino cresce e no decorrer da sua vida testemunha o trabalhar de Deus salvando sua mãe, suas irmãs Cristiane e Ednalva, e por fim seu pai. Mesmo diante desses fatos o jovem Altair não se dobrava diante do evangelho.

Porém, em junho de 1988 com 22 anos de idade sua vida começa a dar uma reviravolta. Jesus resolve ir ao seu encontro se revelando através de um sonho e de uma chamada audível pela madrugada quando lhe falou: “Altair, venha enquanto é tempo”.

Após esta chamada Altair resolve ler a bíblia, para procurar entender o que lhe estava acontecendo. Daí então começou a receber do Espírito Santo a revelação do plano de Deus para salvação da humanidade, onde se identificou como pecador e viu em Jesus aquele que poderia proporcionar o perdão de Deus para seus pecados.

• Em Julho de 1988 lendo o capítulo 9 de Atos dos Apóstolos cai na estrada de Damasco juntamente com Saulo de Tarso, aos pés do Senhor Jesus, tendo uma profunda experiência de conversão ao evangelho. Após sua conversão procura a Assembléia de Deus em Jardim Paulista – baixo e ali se integra a igreja do Senhor, tendo como dirigente na época o Pr. Luis Gonzaga dos Santos. Ainda novo convertido, começa a receber de Deus pôr meio de sonhos, profecias e da palavra, promessas grandiosas com relação a sua obra, promessas estas que começou e guarda-las e conferi-las em seu coração.

• Setembro de 1988 : É batizado com Espírito Santo no circulo de oração de Paratibe I.

• 20.11.1988: Desce as águas batismais em Abreu e Lima.

• Dezembro de 1988: É chamado para auxiliar na lista mirim da Campanha Evangelizadora de Jardim Paulista baixo.

• Junho de 1989: Passa a exercer a função de professor da Escola Bíblica Dominical em Jardim Paulista Baixo.

• Fevereiro de 1990 : Passa também a exercer a função de Dirigente da UMADAL em Jardim Paulista baixo.

• Novembro de 1990 : Conhece numa reunião de direção de UMADAL em Abreu e Lima a Jovem Elizabeth Assis da Silva, com quem se casa em 14 de março de 1992 e tem 02 filhos, Alvaro Germano da Silva e Paulo Germano da Silva.

• Junho de 1995 : Por uma necessidade profissional, tendo por trás um plano divino, muda-se para Natal-Rio Grande do Norte.

• 21.10.1995 : É apresentado pelo saudoso Pr. João Gomes (RN) para auxiliar da lista oficial em Natal, servindo ao Senhor na congregação do Pirangi.

• Dezembro de 1995 : É Transferido pela empresa para Fortaleza-Ceará.

• 07.09.1996 : É consagrado pelo Pr. Bastos(CE) para o Diaconato em Fortaleza, servindo na congregação da Varjota, tendo como dirigente o Presbítero Almeida.

• Outubro de 1996 : É transferido pela empresa de volta para Recife.

• Janeiro de 1997 : É convocado pelo Pr. Roberto José para dirigir a Escola Bíblica Dominical de Jardim Paulista Baixo.

• 16.02.97 : Tem seu diaconato reconhecido em Abreu e Lima.

• Novembro de 1997 : É convocado pelo Pr. Roberto José para auxiliar a superintendência da Escola Bíblica Dominical como adjunto, no estudo para professores no setor 13 em Pau Amarelo.

• 04.03.1998 : Ainda como Diácono, pela Determinação do Pr. Isaac Martins Rodrigues, é direcionado para a grande tarefa de pastorear a congregação de Jardim Paulista alto.

• 14 de Fevereiro de 1999, no encerramento da 40ª Escola Bíblica para Obreiros, o diácono Altair Germano da Silva é consagrado pelo Pr. Isaac Martins para o ministério de Evangelista.

• Maio/1999 – O evangelista Altair Germano da Silva é direcionado pelo Pr. Isaac Martins Rodrigues para auxiliá-lo na congregação em Maranguape I, onde abriu 03 novos trabalhos: Maranguape I Rua 50, Maranguape I Centro e Maranguape I Alto.

• Novembro/1999 – No 30º aniversário de ministério em Abreu e Lima do Pr. Isaac Martins Rodrigues, o evangelista Altair Germano da Silva é consagrado Pastor.

• Janeiro/2000 – Mais responsabilidade assume. Sob a confiança do ministério, desta feita, exercendo a função de Superintendente da Escola Bíblica Dominical em Abreu e Lima-PE, e membro do Conselho Administrativo da FATEADAL, funções que exerce até a presente data.

• Janeiro/2002 a janeiro/2005 – Passa a integrar O Conselho Consultivo da Convenção de Ministros Evangélicos da Assembléia de Deus em Abreu e Lima-PE (COMADAL).

• Fevereiro/2002 – É designado para dar abertura aos trabalhos na congregação da Av. Dantas Barreto no Recife.

• Setembro/2003 – Passa a compor o Conselho de doutrina da UMADENE (União de Ministros das Assembléias de Deus no Nordeste), como relator.

• Dezembro/ 2003 – Conclui o curso de Bacharelem Teologia pela FATEADAL (Faculdade teológica da Assembléia de Deus em Abreu e Lima-PE)

• Fevereiro/ 2004 – Passa a integrar o corpo docente da FATEADAL, tornando-se professor de várias disciplinas teológicas.

• 05 de agosto de 2004 – É convocado pelo Pr. Roberto José para dirigir as Igrejas da Área de Caetés I

• Janeiro/2005 – Passa a compor a Diretoria da Igreja em Abreu e Lima na função de Secretário Adjunto

• Fevereiro/2005 – É aprovado no vestibular da FUNESO em 2º lugar, para o curso de Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar.

• Abril/2005 – Torna-se membro do Conselho de Educação e Cultura Religiosa da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil.

• 2006 – É pós-graduado em Educação Cristã pelo Seminário Presbiteriano do Norte (SPN).

• 06/08/2006 – É designado para pastorear a congregação de Jardim Paulista Baixo.

• Agosto/2006 – É eleito presidente do diretório Estadual em Pernambuco da Sociedade Bíblica do Brasil (Triênio 2007/2008/2009)

• Março/2007 - Começa o seu mestrado em Teologia pelo Seminário Teológico Pentecostal do Nordeste (STPN).


RESPONSABILIDADES ATUAIS:

•Monitor do Curso Médio em Teologia da EETAD em Abreu e Lima-PE;

•Membro do Comitê Estadual e Nacional da Sociedade Bíblica do Brasil para o Ano da Bíblia;

•Presidente do Conselho de Doutrina da União de Ministros das Assembléias de Deus no Nordeste (UMADENE);

•Secretário do Conselho de Educação e Cultura Religiosa da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB);

•Professor e capelão da Faculdade Teológica da Assembléia de Deus em Abreu e Lima-PE (FATEADAL);

•Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB);

•Presidente do Diretório Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil em Pernambuco (SBB/PE) ;

•Superintendente geral da EBD em Abreu e Lima-PE;

•Pastor na congregação de Jardim Paulista Baixo.



DEDICATÓRIA

Em nome dos Blogueiros amigos da UBE - União dos Blogueiros Evangélicos liderada pelo Pb. Valmir Nascimento Milomem, vimos, com carinho e sinceridade, dedicar a honraria do Prêmio Blogueiro Cristão 2008 ao Pastor Altair Germano da Silva pelo relevantes serviços de publicação de conteúdo cristão que vem realizando atrávés do Blog www.altairgermano.blogspot.com ao longo dos últimos dois anos.

Parabéns! Receba nosso carinhoso abraço.

São Paulo 07 de setembro de 2008

João Cruzué - criador do Prêmio Blogueiro Cristão.



----------

cruzue@gmail.com



.


Prêmio Blogueiro Cristão 2008


PASTOR ALTAIR GERMANO DA SILVA
de Abreu e Lima-PE, recebe o Prêmio Blogueiro Cristão 2008

Reportagem de João Cruzué

Pr. Altair Germano da Silva
Pr. Altair Germano da Silva

CUMPRIMENTOS OFICIAIS


Pelo Pr. Rubens Teixeira da Silva*

"É com imensa satisfação que lhe cumprimento pelo justo reconhecimento ao trabalho desenvolvido em seu blog www.altairgermano.blogspot.com e a conquista do Prêmio Blogueiro Cristão 2008.

O esforço em disseminar os Princípios de Jesus Cristo, informar ao seu grande público e debater temas relevantes, com marcante zelo, está definitivamente eternizado.

Tenho certeza de que, tal como o galardão prometido para os salvos será na medida do trabalho de cada um, este prêmio é um reconhecimento ao seu esforço, dedicação e comprometimento com seus leitores e apreciadores, dos quais me incluo.

Receba também os cumprimentos do Paulo Teixeira, meu irmão, que atualmente tem conduzido o Blog Holofote sem que muito eu possa ajudá-lo em função das atividades que exerço no momento. Mas devo ressaltar que o prêmio que recebi ano passado é também pelo trabalho dele.

Que Deus continue lhe abençoando e dando-lhe esta sabedoria, própria daqueles que têm o Espírito Santo de Deus e temem ao Todo-Poderoso.

Um forte abraço,

Rio de Janeiro,

Pr. Rubens Teixeira da Silva- www.holofote.net
*Vencedor do Prêmio Blogueiro Cristão 2007


ALBUM DE FAMÍLIA


Familia Germano da Silva

Pr. Altair Germano da Silva e Esposa Elizabeth Assis da Silva
ladeando os filhos Álvaro e Paulo Germano da Silva


AUTOBIOGRAFIA

Às 3:30h Do dia 21 de abril de 1966, em Casa Amarela, Recife, Pernambuco, nasce o menino Altair Germano da Silva, filho de Benedito Germano da Silva e Juracy Eduarda Rodrigues. O menino cresce e no decorrer da sua vida testemunha o trabalhar de Deus salvando sua mãe, suas irmãs Cristiane e Ednalva, e por fim seu pai. Mesmo diante desses fatos o jovem Altair não se dobrava diante do evangelho.

Porém, em junho de 1988 com 22 anos de idade sua vida começa a dar uma reviravolta. Jesus resolve ir ao seu encontro se revelando através de um sonho e de uma chamada audível pela madrugada quando lhe falou: “Altair, venha enquanto é tempo”.

Após esta chamada Altair resolve ler a bíblia, para procurar entender o que lhe estava acontecendo. Daí então começou a receber do Espírito Santo a revelação do plano de Deus para salvação da humanidade, onde se identificou como pecador e viu em Jesus aquele que poderia proporcionar o perdão de Deus para seus pecados.

• Em Julho de 1988 lendo o capítulo 9 de Atos dos Apóstolos cai na estrada de Damasco juntamente com Saulo de Tarso, aos pés do Senhor Jesus, tendo uma profunda experiência de conversão ao evangelho. Após sua conversão procura a Assembléia de Deus em Jardim Paulista – baixo e ali se integra a igreja do Senhor, tendo como dirigente na época o Pr. Luis Gonzaga dos Santos. Ainda novo convertido, começa a receber de Deus pôr meio de sonhos, profecias e da palavra, promessas grandiosas com relação a sua obra, promessas estas que começou e guarda-las e conferi-las em seu coração.

• Setembro de 1988 : É batizado com Espírito Santo no circulo de oração de Paratibe I.

• 20.11.1988: Desce as águas batismais em Abreu e Lima.

• Dezembro de 1988: É chamado para auxiliar na lista mirim da Campanha Evangelizadora de Jardim Paulista baixo.

• Junho de 1989: Passa a exercer a função de professor da Escola Bíblica Dominical em Jardim Paulista Baixo.

• Fevereiro de 1990 : Passa também a exercer a função de Dirigente da UMADAL em Jardim Paulista baixo.

• Novembro de 1990 : Conhece numa reunião de direção de UMADAL em Abreu e Lima a Jovem Elizabeth Assis da Silva, com quem se casa em 14 de março de 1992 e tem 02 filhos, Alvaro Germano da Silva e Paulo Germano da Silva.

• Junho de 1995 : Por uma necessidade profissional, tendo por trás um plano divino, muda-se para Natal-Rio Grande do Norte.

• 21.10.1995 : É apresentado pelo saudoso Pr. João Gomes (RN) para auxiliar da lista oficial em Natal, servindo ao Senhor na congregação do Pirangi.

• Dezembro de 1995 : É Transferido pela empresa para Fortaleza-Ceará.

• 07.09.1996 : É consagrado pelo Pr. Bastos(CE) para o Diaconato em Fortaleza, servindo na congregação da Varjota, tendo como dirigente o Presbítero Almeida.

• Outubro de 1996 : É transferido pela empresa de volta para Recife.

• Janeiro de 1997 : É convocado pelo Pr. Roberto José para dirigir a Escola Bíblica Dominical de Jardim Paulista Baixo.

• 16.02.97 : Tem seu diaconato reconhecido em Abreu e Lima.

• Novembro de 1997 : É convocado pelo Pr. Roberto José para auxiliar a superintendência da Escola Bíblica Dominical como adjunto, no estudo para professores no setor 13 em Pau Amarelo.

• 04.03.1998 : Ainda como Diácono, pela Determinação do Pr. Isaac Martins Rodrigues, é direcionado para a grande tarefa de pastorear a congregação de Jardim Paulista alto.

• 14 de Fevereiro de 1999, no encerramento da 40ª Escola Bíblica para Obreiros, o diácono Altair Germano da Silva é consagrado pelo Pr. Isaac Martins para o ministério de Evangelista.

• Maio/1999 – O evangelista Altair Germano da Silva é direcionado pelo Pr. Isaac Martins Rodrigues para auxiliá-lo na congregação em Maranguape I, onde abriu 03 novos trabalhos: Maranguape I Rua 50, Maranguape I Centro e Maranguape I Alto.

• Novembro/1999 – No 30º aniversário de ministério em Abreu e Lima do Pr. Isaac Martins Rodrigues, o evangelista Altair Germano da Silva é consagrado Pastor.

• Janeiro/2000 – Mais responsabilidade assume. Sob a confiança do ministério, desta feita, exercendo a função de Superintendente da Escola Bíblica Dominical em Abreu e Lima-PE, e membro do Conselho Administrativo da FATEADAL, funções que exerce até a presente data.

• Janeiro/2002 a janeiro/2005 – Passa a integrar O Conselho Consultivo da Convenção de Ministros Evangélicos da Assembléia de Deus em Abreu e Lima-PE (COMADAL).

• Fevereiro/2002 – É designado para dar abertura aos trabalhos na congregação da Av. Dantas Barreto no Recife.

• Setembro/2003 – Passa a compor o Conselho de doutrina da UMADENE (União de Ministros das Assembléias de Deus no Nordeste), como relator.

• Dezembro/ 2003 – Conclui o curso de Bacharelem Teologia pela FATEADAL (Faculdade teológica da Assembléia de Deus em Abreu e Lima-PE)

• Fevereiro/ 2004 – Passa a integrar o corpo docente da FATEADAL, tornando-se professor de várias disciplinas teológicas.

• 05 de agosto de 2004 – É convocado pelo Pr. Roberto José para dirigir as Igrejas da Área de Caetés I

• Janeiro/2005 – Passa a compor a Diretoria da Igreja em Abreu e Lima na função de Secretário Adjunto

• Fevereiro/2005 – É aprovado no vestibular da FUNESO em 2º lugar, para o curso de Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar.

• Abril/2005 – Torna-se membro do Conselho de Educação e Cultura Religiosa da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil.

• 2006 – É pós-graduado em Educação Cristã pelo Seminário Presbiteriano do Norte (SPN).

• 06/08/2006 – É designado para pastorear a congregação de Jardim Paulista Baixo.

• Agosto/2006 – É eleito presidente do diretório Estadual em Pernambuco da Sociedade Bíblica do Brasil (Triênio 2007/2008/2009)

• Março/2007 - Começa o seu mestrado em Teologia pelo Seminário Teológico Pentecostal do Nordeste (STPN).


RESPONSABILIDADES ATUAIS:

•Monitor do Curso Médio em Teologia da EETAD em Abreu e Lima-PE;

•Membro do Comitê Estadual e Nacional da Sociedade Bíblica do Brasil para o Ano da Bíblia;

•Presidente do Conselho de Doutrina da União de Ministros das Assembléias de Deus no Nordeste (UMADENE);

•Secretário do Conselho de Educação e Cultura Religiosa da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB);

•Professor e capelão da Faculdade Teológica da Assembléia de Deus em Abreu e Lima-PE (FATEADAL);

•Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB);

•Presidente do Diretório Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil em Pernambuco (SBB/PE) ;

•Superintendente geral da EBD em Abreu e Lima-PE;

•Pastor na congregação de Jardim Paulista Baixo.


------



Por João Cruzué




segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Enem 2008 - Gabarito e correção da prova

.Enem 2008


O que é o Enem: Um exame diferente


O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o Exame.

O modelo de avaliação adotado pelo Enem foi desenvolvido com ênfase na aferição das estruturas mentais com as quais construímos continuamente o conhecimento e não apenas na memória, que, mesmo tendo importância fundamental, não pode ser o único elemento de compreensão do mundo.

Diferentemente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova do Enem é interdisciplinar e contextualizada. Enquanto os vestibulares promovem uma excessiva valorização da memória e dos conteúdos em si, o Enem coloca o estudante diante de situações-problemas e pede que mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los.

O Enem não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a “saber como fazer”. Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões."

fonte: http://www.enem.inep.gov.br


.