domingo, 31 de agosto de 2008

Gabaritos e correção do Enem 2008

.Enem 2008








O que é o Enem: Um exame diferente


O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o Exame.

O modelo de avaliação adotado pelo Enem foi desenvolvido com ênfase na aferição das estruturas mentais com as quais construímos continuamente o conhecimento e não apenas na memória, que, mesmo tendo importância fundamental, não pode ser o único elemento de compreensão do mundo.

Diferentemente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova do Enem é interdisciplinar e contextualizada. Enquanto os vestibulares promovem uma excessiva valorização da memória e dos conteúdos em si, o Enem coloca o estudante diante de situações-problemas e pede que mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los.

O Enem não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a “saber como fazer”. Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões."

fonte: http://www.enem.inep.gov.br


.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Entrevista com o senador Barack Obama


"Senador, você se considera nascido de novo?
"

Barack Obama

Senador Barack Obama na convenção do Partido Democrata
confirmado candidato oficial do partido ontem, quinta-feira 28/08/08,
para concorrer às eleições presidencias dos Estados Unidos da América
programadas para 04 de novembro 2008.

Por Sarah Pulliam e Ted Olsen


Tradução: João Cruzué

"CHRISTIANITY TODAY - "Você falou de uma experiência descendo à nave da Igreja Trinity Unida de Cristo, ajoelhando-se debaixo da cruz e tendo seus pecados remidos, e submetendo-se à vontade de Deus. Você descreveria isto como uma conversão? Você se considera nascido de novo?

BARACK OBAMA - Sou cristão, e um cristão devoto. Acredito na morte remissória e na ressurreição de Jesus Cristo. Acredito que esta fé abre-me um caminho para ser limpo do pecado e obter a vida eterna. Mas, o mais importante é que eu acredito no exemplo de Jesus ao alimentar o faminto e curar o doente, priorizando o menor em lugar dos poderosos.

Eu não caí fora da igreja como eles dizem, mas houve um despertamento muito forte em mim da importância dessas questões em minha vida. Eu não quis andar sozinho nesta jornada. Aceitar Jesus Cristo em minha vida foi um poderoso guia para minha conduta, para meus valores e meus ideais.

Há uma coisa que devo mencionar que penso é importante: Parte do que vimos durante o curso esta campanha que são alguns e-mails grosseiros que foram espalhados pela Internet negando a minha fé, dizendo que sou muçulmano, insinuando que eu prestei juramento no Senado de Estados Unidos com um Alcoorão na minha mão ou que não prometo a fidelidade à bandeira.

Eu Penso que é realmente importante para seus leitores saber que tenho sido membro da mesma igreja por quase 20 anos, e que nunca pratiquei o Islã. Eu tenho muito respeito por esta religião, mas o Islã não é a minha religião. Uma das coisas que é muito importante hoje em dia é que nós não usamos a religião como um instrumento político, e certamente que nós não mentimos sobre religião como um modo de conseguir pontos políticos.

Eu apenas pensei que fosse importante posicionar isto assim para afastar os boatos que vieram pela Internet. Temos repetido isto tantas vezes, mas obviamente foi uma tática política de alguém plantar esta desinformação.

CHRISTIANITY TODAY - pergunta sobre o aborto...

BARACK OBAMA - Não conheço ninguém que seja pró-aborto. Penso que é muito importante começar com esta premissa. As pessoas reconhecem que é uma questão difícil de encarar. Realmente penso que aqueles que diminuem os elementos morais da decisão não estão exprimindo toda realidade dela. Mas o que acredito é que as mulheres não tomam essas decisões casualmente, e que elas lutam com isso conversando insistentemente com os seus párocos, com os seus cônjuges ecom os seus médicos.

Que nosso alvo seja fazer do aborto algo menos comum; que devemos desestimular gravidezes não desejadas, que devemos estimular a adoção onde quer que isto seja possível. Há uma variedade de caminhos onde podemos educar nossos jovem sobre a sacralidade do sexo e que não devemos promover atividades casuais que resultem em tantas gravidezes não desejadas.

Enfim, as mulheres estão em melhor posição para decidir ao final do dia sobre essas questões. Com constrangimentos significantes. Por exemplo, penso que podemos dizer legitimamente — o estado pode dizer legitimamente — que estamos proibindo abortos tardios excepcionalmente quando a risco para a saúde da mãe.

Aquelas propostas contra as quais votei tipicamente não tinham aquelas exceções, as quais levantam perguntas profundas sobre quando você teria uma mãe correndo grande risco. Essas são questões que não penso que o governo possa tomar uma decisão de forma unilateral. Penso que elas devem ser feitas através de consulta com os doutores, elas devem orar sobre isso ou ainda consultar suas consciência. Penso que temos de manter aquela tomada de decisão entre as próprias pessoas.
"


Parte da entrevista com Barack Obama
All interview text at Christian View Blog
Christianity Today - 23/01/2008


Comentários: o Senador Barack Obama - do Partido Democrata americado- é no momento o candidato oficial da oposição com reais chances de ganhar as eleições de 04 de novembro próximo e se tornar o primeiro presidente negro dos Estados. Houve uma razão para que a convenção de seu partido fosse realizada ontem, 28 de agosto de 2008. Há exatos 45 anos atrás, neste mesmo dia, Martin Luther King proferia no Memorial Lincoln em Washington seu mais famoso discurso: "I have a dream."

Se Barack Obama ganhar, e na verdade ele vem despertando as emoções de americanos de todas as idades, principalmente entre os mais jovens, o sonho de Martin Luther King vai se cumprir, e a grande nação americana vai virar de uma vez por todas a página do racismo e com isso vai mostrar ao mundo a força do seu exemplo, em lugar do "exemplo da sua força", a desastrada doutrina dos velhos caciques do Partido Republicano.

Seu discurso de ontem, foi assistido pela Tv por mais de 38 milhões de pessoas. Segundo os dados da Nielsen, forma mais pessoas que assistiram Obama discursar que a audiência americana à abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim.
João Cruzué




Tradução de João Cruzué
para o Blog Olhar Cristão
cruzue@gmail.com



.

sábado, 23 de agosto de 2008

Maurren Maggi - Ouro por um centímetro


Homenagem a Maurren Higa Maggi
Medalha de ouro no salto em distância nos Jogos Olímpicos de Beijing 2008


Maurren Maggi
Maurren Maggi com a Bandeira do Brasil
João Cruzué

-"É por minha filha Sophia que estou aqui. Tenho certeza que Deus traçou um caminho diferente para dar tudo certo. Minha preciosidade está em casa para me acompanhar nesta vitória". Maurren Maggi.

Eu sabia que esta moça estava motivada o suficiente para saltar o que fosse preciso para ganhar sua medalha. Em 2003 ela estava por cima. Então veio o pesadelo: seu exame anti-dopping deu positivo para uma substância proibida. Ela foi suspensa por dois anos, sempre alegando inocência. Explicava que uma pomada de cicatrização fora a causa involuntária do resultado positivo nos exames.

Desanimada abandonou o esporte, parou de treinar, amaziou-se, ficou sozinha, com a única coisa boa que aconteceu em sua vida no período 2004-2006: sua filha Sophia.

"Eu achei que fosse experiente, madura, mas vi que não sabia nada. Consegui bons resultados rápido, porque tive força de vontade e determinação. A volta foi dolorosa, tanto na parte física como mental. Mas por Sophia valeu a pena!"

Em 2007 ela recomeçou. Ergueu-se, sacudiu a poeira das derrotas e humilhações e voltou a treinar e competir. Ganhou medalha de ouro no Pan do Rio 2007. Uma medalha de prata veio no Mundial Indoor da Espanha. Em junho de 2008 disputou o Troféu Brasil e levou a medalha de ouro, com o segundo melhor salto do mundo, na época: 6,99m.

--"Tenho muito que melhorar, não posso posso me iludir. O que não posso fazer é errar em Pequim". E ela não errou. Chegou humilde, concentrada, não usou nem maquiagem para a final do salto em distância. Enquanto suas adversárias se produziram para fazer bonito, ela foi de cara limpa mesmo.

No primeiro salto Maurren conquistou 7,04m. A russa Tatyana Lebedeva, sua maior adversária, queimou quatro saltos, mas no último cravou 7,03m e a vitória veio por um centímetro! É conquistou a medalha de ouro e o nosso respeito. De todos os troféus conquistados pelos atletas brasileiros em Pequim 2008, sua medalha tem um sabor especial. Ela conquistou o meu respeito e de todos os brasileiros. Não porque ganhou, mas porque suportou a humilhação; tinha desistido, mas recomeçou, e recomeçou para ficar melhor forma que antes. Ela demonstrou que há algo mais por trás do aspecto físico. E este algo mais para mim tem um nome: a fé em Deus. Ele é especialista em transformar derrotados em pessoas vitoriosas.

O que é um centímetro? É a menor das diferenças. No caso de Maurren foi a diferença entre a prata e o ouro. Entre a humilhação e o respeito. Entre o passado e o futuro. De onde ela tirou forças para virar o jogo da sua vida? Com certeza da crise pessoal. E o que faz uma pessoa erguer-se da derrota, começar de novo no mesmo caminho e superar todas as expectativas? Uma mudança de pensamento, uma mudança de atitude e tentar de novo.

Maurren provou com humildade e "raça" que a vitória está esperando por nós depois da curva da derrota. Os que crêem nisso focam no futuro. Já os conformados sempre estão chorando enquanto culpam os outros pelas derrotas do passado, que não conseguem esquecer.

Que o exemplo de luta de Maurren Maggi seja copiado por nós cristãos. Há muito o que fazer para ganhar o Brasil para Cristo. Se crermos teremos a vitória e o galardão de Jesus. Levantemos e andemos, pois ainda não é tempo de desistir.


João Cruzué - para o Blog Olhar Cristão
cruzue@gmail.com




.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Projeto Minha Esperança Brasil - Associação Evangelistica Billy Graham


Minha Esperanca Brasil

Por www.minhaesperanca.com.br

"Programas do Minha Esperança serão transmitidos pela Rede Bandeirantes de Televisão FASE DE TRANSMISSÃO Programas do Minha Esperança serão transmitidos pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Após diversas negociações, foi firmado o contrato com a Rede Bandeirantes de Televisão para transmitir, em horário nobre, os três programas do Projeto Minha Esperança Brasil.

Nos dias 6, 7 e 8 de novembro os líderes de Mateus e Seus Amigos convidarão seus vizinhos, parentes e amigos às suas casas para assistirem aos programas, desfrutarem da mensagem de esperança e tomarem uma decisão por Cristo Jesus.

Na primeira noite de programação, dia 6 (quinta-feira), será transmitida uma mensagem com o Dr. Billy Graham, com impactantes e um clip musical com a cantora Aline Barros. No segundo dia, 7 (sexta-feira), a mensagem será ministrada pelo seu filho Franklin Graham, com testemunhos e um clip musical com o cantor Paulo Baruk. E, no dia 8 (sábado), o filme evangelístico Compromisso Precioso encerra as programações. Sempre às 21h, horário de Brasília.

As transmissões serão realizadas em todos os lares do país e mesmo nos casos de lugares sem cobertura da emissora, outros meios serão disponibilizados (DVDs) para levar o testemunho de como é viver em Cristo.

Partes da programação também serão transmitidas via internet pelo portal Guia_Me, acessando www.guiame.com.br.

Confira a programação

Dia 6 de novembro, quinta-feira:
Mensagem Evangelística com Dr. Billy Graham, com duração de 30 minutos / Testemunhos Impactantes / Clip Musical com cantora Aline Barros.

Dia 7 de novembro, sexta-feira:
Mensagem Evangelística com Franklin Graham, com duração de 30 minutos / Testemunhos Impactantes / Clip Musical com o cantor Paulo Baruk.

Dia 8 de novembro, sábado:
Filme Evangelístico Compromisso Precioso, com duração de 90 minutos, sem intervalos comerciais."


Colaboração Blog Olhar Cristão
cruzue@gmail.com




.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Petrobrás - outro poço de petróleo na Bacia de Santos

7/08/2008
Descoberta nova acumulação de petróleo
no Pré-Sal da Bacia de Santos


AGENCIA PETROBRAS DE NOTÍCIAS

O consórcio formado pela Petrobras, que é a operadora (65%), BG Group (25%) e Galp Energia (10%), para a exploração do bloco BM-S-11, em águas ultraprofundas da Bacia de Santos, comprovou a ocorrência de mais uma jazida de petróleo leve, com densidade em torno de 30oAPI, nos reservatórios do pré-sal.

O bloco BM-S-11 é composto por duas áreas exploratórias. Na maior delas foi perfurado o primeiro poço 1-BRSA-369A-RJS (1-RJS-628A), informalmente chamado de Tupi, que resultou na descoberta anunciada em 11 de julho de 2006, e cujo Plano de Avaliação aprovado pela ANP encontra-se em execução (mapa anexo).

O novo poço descobridor, denominado 1-BRSA-618-RJS (1-RJS-656), informalmente conhecido como Iara, localiza-se na área menor do bloco original, a cerca de 230 km do litoral da cidade do Rio de Janeiro, em águas onde a profundidade é de 2.230 metros. O poço ainda encontra-se em perfuração, na busca de objetivos mais profundos.

A descoberta foi comprovada através de amostragem de petróleo leve por teste a cabo, em reservatórios localizados na profundidade de cerca de 5.600m, e comunicada à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) hoje.

Após a conclusão do poço, o Consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a verificação das dimensões da jazida e das características dos reservatórios de petróleo através do encaminhamento de um Plano de Avaliação à ANP, conforme previsto no Contrato de Concessão.

ACESSE www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br
E TENHA RELEASES, FOTOS E GRAVAÇÕES PARA RÁDIO E TV

.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Operacao Sorriso no Brasil e Labios Leporinos


PRÓXIMO PROGRAMA DA OPERAÇÃO SORRISO NO BRASIL
LOCAL: RIO DE JANEIRO - DATA: 14 a 22 DE AGOSTO 2008

Operacao sorriso
click na figura para acessar o site


AGÊNCIA CRISTÃ DE NOTÍCIAS - JOÃO CRUZUÉ
Flávia, poderia dar-nos notícias da última campanha da Operação Sorriso, para que eu pudesse atualizar o assunto em meu blog? E se porventura já estão programando outra?

FLAVIA CARVALHO FRANCO - OPERAÇÃO SORRISO NO BRASIL
João, o último programa que tivemos foi o de Barbalha, Ceará.. Não sei se já tem as informações do resultado desse programa, então as envio abaixo:

"Barbalha - Maio 28 - Maio 31, 2008
Encerramos no dia 31 de maio o programa de Barbalha. Participaram do processo de seleção 80 crianças, jovens e adultos portadores de fissuras labio palatais e dentre estes operamos 45 pacientes.

Este programa foi feito em nome da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará com o apoio das Secretarias Municipais de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial e Associação Beija-Flor de Fortaleza.

Agradecemos aos voluntários que se dispuseram a participar de mais um de nossos programas e ao Hospital São Vicente de Paulo que nos recebeu novamente de maneira extremamente calorosa.


BLOG OLHAR CRISTÃO: E quanto aos próximos programas?

FLÁVIA CARVALHO FRANCO: O próximo que estamos organizando é o do Rio de Janeiro de 14 a 22 de agosto. Envio anexo o cartaz (imagem no Início) e o press release deste programa. Até o final do ano, teremos programas em Fortaleza, Londrina, Maceió e Santarém.

No nosso site, na parte de "cronograma de programas", existem as informações sobre estes futuros programas. E em "relatórios", coloco as informações básicas sobre o número de pessoas atendidas. Seria possível colocar um banner no seu site, que ao ser clicado direciona ao nosso site? Em caso afirmativo, posso enviar o mesmo para você.

Também, se possível, pediria que seus leitores nos fizessem doações em espécie, pois só assim podemos continuar atendendo um número maior de crianças e adolescentes.

Estamos também iniciando a construção de um hospital de deformidades faciais voltado exclusivamente à população carente na cidade de Fortaleza. Este hospital estará localizado no CEU, Centro Espiritual Uirapuru do Frei Hans, que possue um projeto muito bonito de recuperação de drogados.

Todo apoio que puderem nos dar será muito apreciado!"


DADOS E FATOS DA OPERAÇÃO SORRISO NO BRASIL

* O primeiro programa cirúrgico no país aconteceu no ano de 1997 no Hospital Infantil Albert Sabin de Fortaleza.

* Operação Sorriso do Brasil é parte de uma organização global de fundações e associações sob a marca da Operation Smile que existe em 27 países situados na Ásia, África, Europa Oriental, América Latina e Oriente Médio.

* A Associação Operação Sorriso do Brasil é uma organização independente, com a marca registrada da Operation Smile que possui: (1) seu próprio Estatuto Social, (2) um Conselho Diretor, um Conselho Médico e um Conselho Fiscal (3) sua própria conta bancária, (4) sua contabilidade auditada anualmente e (5) controle independente sobre como os fundos levantados dentro do país são aplicados e (6) o Título de OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

* Números de atendimentos no Brasil até maio de 2008:
-Número de programas realizados no país: 28
-Número total de pacientes examinados: 5.440
-Número de pacientes operados: 2.539
-Número de procedimentos cirúrgicos: 3.292 (um paciente pode se submeter a mais de uma cirurgia na mesma ocasião)

* O custo aproximado de uma cirurgia é de R$500,00. Uma cirurgia de fissura labial demora em média 45 minutos e de fenda palatina 1 h e 30 minutos.

* Trabalhamos exclusivamente com voluntários em nossos programas. Os únicos funcionários contratados de nossa organização são a Diretoria Executiva e o Diretor Nacional de Programas que administram o dia a dia da organização e a parte logística de nossos programas.

* Estabelecemos nosso escritório no início do ano de 2007 em São Paulo.

http://www.operacaosorriso.org.br/

http://www.operationsmile.org/

Flávia Carvalho Franco

Diretora Executiva / Executive Director
OPERAÇÃO SORRISO DO BRASIL
Esc/office. (5511)3443-1709
Fax. (5511)3443-7474
ffranco@operationsmile.org

Utilidade Pública - Blog Olhar Cristão.
cruzue@gmail.com



.

A importancia de doar sangue


Porquanto a vida de toda a carne é o seu sangue; Levítico 17:14a

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.João 15:13

Doar sangue,sem dúvida é doar vida!Eu doava sangue quando estava no Brasil,mas depois que cheguei ao Japão,não conseguia as informações para prosseguir doando,mas neste sábado passado(26/07) consegui doar sangue!Com a ajuda de minha cunhada para traduzir e preencher a papelada,depois de uns longos minutos conseguimos.Aqui existem ônibus,que vão passando em pontos estratégicos para a doação.


Requisitos para poder doar sangue:

Ter entre 18 e 60 anos;
Mais de 50 Kg;


Nunca ter tido:

Hepatite;
Qualquer icterícia;
Malária;
Sífilis;
Epilepsia (convulsões);
Hipertireoidismo;
Diabetes;
AIDS, Doença de Chagas e Câncer;


No dia da doação não estar:

Usando nenhum medicamento;
Resfriado;
Com qualquer infecção;
Com herpes em atividade;
Com manifestação alérgica;
Grávida, nem amamentando;
Cirurgia há menos de 06 meses;


Não pertencer aos grupos de:

Comportamento sexual de risco;
Viciados em drogas;
Alcoólatras;



Intervalo mínimo entre as doações:

O sangue doado é reposto pela medula, em até 15 dias;
90 dias (mulher), durante o ano somente 3 doações;
60 dias (homem), durante o ano somente 4 doações;
As pessoas entre 60 e 65 anos, só podem doar sangue uma vez em cada 6 meses;


A Importância da Doação:

Doar é simples e totalmente seguro, pois não engorda, não dói, não vicia, não afina e nem engrossa o sangue;
Só sangue substitui sangue e a falta dele pode cancelar a cirurgia de um ente querido seu. Todo material utilizado na coleta é descartável;
O sangue é um tecido vivo que tem várias funções como: Transporte de oxigênio e nutrientes, proteção do organismo e coagulação;
Os hospitais precisam de estoque regulador de sangue. A doação voluntária é a única maneira de abastecer os estoques dos hospitais.

IMPORTANTE: Se você estiver no japão como eu, e não dominar a língua e a escrita, leve alguém que saiba!!


A Mylli foi quem nos ajudou com os papéis!!

Deus a abençoe cada dia mais!!!



segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Pastor Ronaldo Didini na Band Canal 21


Pastor Ronaldo Didini de volta à TV

pastor Didini

RICARDO FELTRIN - FOLHA UOL


"O ex-pastor da Igreja Universal, Ronaldo Didini, 50, voltou à TV: foi contratado pela Band para ser o gestor do Canal 21, transmitido em UHF, que acaba de fechar um contrato de cinco anos com a igreja Mundial do Poder de Deus do Bispo Valdemiro Santiago. Não foram divulgados valores do contrato ou mais detalhes sobre a parceria.

Pastor evangélico conhecido por ajudar o Bispo Macedo na implantação da Rede Record, Didini será, na prática, o diretor-geral e artístico do novo canal Pastor Ronaldo Didini vai desempenhar funções de diretor-geral e artístico do novo canal 21

O canal, que não vai renovar seu contrato com a PlayTV do filho de Lula, vai estrear com 22 horas de programação exclusivamente religiosa e duas horas de jornalismo da Band (das 22h à 0h). Mas, segundo Didini, até o final do ano a grade de programação também terá atrações "laicas".

"Ainda estamos montando a equipe. No começo só teremos condições de colocar cultos e pregações, mas depois vamos variar bastante a programação", disse Didini à Folha Online.

O pastor também fará as vezes de apresentador: vai ressuscitar, com outro nome, o "25ª Hora" --único programa da Igreja Universal que discutia assuntos não-religiosos e chegava a registrar 5 pontos de média (mais do que a Record registra hoje no mesmo horário).

Didini deixou a Universal no final dos 90 e migrou para a Assembléia de Deus, braço pentecostal com o qual mantém amizade com seus líderes até hoje. O pastor também deixou a Universal de forma pacífica: Edir Macedo lhe deu uma espécie de "certidão" na qual atesta por escrito que, enquanto pertenceu à igreja, Didini "foi um homem de Deus".

Em 99 ele se tornou missionário da Igreja Internacional, de R.R.Soares (cunhado de Edir Macedo), para quem montou sedes em Portugal, Londres e Holanda, entre outros países. Hoje ele trabalhco com o Bispo Valdemiro da Igreja Mundial do poder de Deus, uma das Igrejas neopentecostais que mais cresce no Brasil."






Billy Graham - Projeto My Hope - Minha Esperança Brasil


O Projeto "My Hope" Minha Esperança
Pod#4
Da Associação Evangelística Billy Graham


Photobucket
Convidando vizinhos e parentes para testemunhar de Cristo
depois de assistir aos programas e filme evangelísticos em rede nacional


Tradução de João Cruzué

"Saturando cada país da terra com o Evangelho, ajudamos a levar numerosas pessoas à uma fé viva em Jesus Cristo em tantos países quanto possível, para que elas O sigam diariamente em suas vidas".

Iniciado em 2002 com o objetivo de alcançar cada país do mundo, o Projeto Mundial de Evangelismo pela Televisão "My Hope” já foi implementado em mais de 25 países, desde então.

“My Hope" utiliza ao mesmo tempo duas ferramentas: a mídia televisiva e o relacionamento interpessoal para apresentar uma simples mensagem do Evangelho, e a resposta tem sido notável. Desde 2002, cerca de 9 milhões de pessoas têm feito um compromisso com Cristo através do projeto “My Hope”. Ao mesmo tempo, mais de 3 milhões de cristãos têm sido encorajados, treinados, e lhes dado oportunidade para fervorosamente dizer a outros sobre a mudança que Jesus fez em suas vidas.

O Projeto Minha Esperança emprega uma poderosa combinação de programas evangelísticos de televisão e centenas de milhares de cristãos nativos para alcançar amigos, parentes, e vizinhos conforme o seguinte processo:

- Primeiro, os coordenadores regionais treinam pastores em todo o país para multiplicar o alcance do projeto;

- Depois, os pastores treinam os membros de suas igrejas para que sejam anfitriões em suas próprias casas para dar testemunhos pessoais de fé;

- A seguir, os anfitriões oram pelos amigos, vizinhos ou parentes que ainda não conhecem a Cristo;

- E os convidam para assistir em seus lares os programa de Televisão de Billy Graham ou Franklin Graham transmitido em rede nacional.

- Ao final do programa de TV, os anfitriões compartilham seu testemunho pessoal e aconselham seus convidados a aceitar Jesus Cristo como Salvador.

O projeto também provê um meio efetivo de acompanhamento dos novos convertidos. Cada pessoa que faz uma decisão em um lar cristão preenche um cartão, e sob a liderança de um pastor local recebe incentivo e discipulado através do mesmo lar que o levou a Cristo. Através de pastores e grupos de discipulado, aqueles que fazem sua decisão de fé em Cristo, durante o projeto Minha Esperança, são facilmente integrados nas igrejas locais.

Países já alcançados pelo My Hope: em 2002: Costa Rica, Honduras, Nicarágua e El Salvador – com 110 mil decisões; em 2003: Panamá, Venezuela, Paraguay e Rússia – com 400 mil decisões; em 2004: Bolívia, Colômbia e Equador e a 2ª fase na Rússia – com mais de um milhão de decisões; em 2005: Argentina, Belarus, Chile, Guatemala, Índia ( 14 línguas), Moldávia e Peru – com 3,3 milhões de deicisões anotadas; em 2006: Índia – 2ª e 3ª vez, Philipinas e México – com 5,7 milhões de decisões; em 2007: No Uruguay e 2ª vez no México – com 93 mil decisões.

Em 2008 o "My Hope" chegará ao Brasil; por favor orem pelos preparativos no Brasil".


Tradução de João Cruzué
https://www.billygraham.org//IntlMin_WorldTVProject.asp
cruzue@gmail.com
.

sábado, 2 de agosto de 2008

CGADB, CONAMAD e o Centenário das Assembléias de Deus


1911
- 2011
CENTENÁRIO DAS ASSEMBLEÍAS DE DEUS NO BRASIL

Photobucket
Site oficial do Centenário

João Cruzué


Dou graças a Deus pela oportunidade de aprender os rudimentos da fé em uma Igreja tão hospitaleira como a Assembléia de Deus. Não importa se no Rio Grande do Sul ou em Roraima a acolhida tem sempre o mesmo calor e a mesma prudência característicos da cultura da Igreja. Eu nasci e fui batizado na Igreja Deus é Amor, mas todo meu crescimento e formação são assembleianos, e lá se vão mais de 30 anos. Curiosamente nunca me identifiquei muito com o aspecto administrativo e político interno de suas Convenções, o que não quer dizer que não tenha acompanhado algumas de suas crises. Pois bem, direto ao ponto: é bastante provável que nos próximos dois, três anos, as lideranças tanto da CGADB quanto da CONAMAD venham nos brindar e alegrar com um estreitamento significativo de relacionamento. Sempre que os ventos das mudanças começam a soprar, surge eventualmente o embate entre conservadores e liberais, situação e oposição, jovens e velhas lideranças. Em tempos de um novo "shift" nas Assembléias de Deus, quero deixar registrada nossa opinião: não há mudanças sem crises, que é difícil controlar ou implementar uma mudança, mas tendo Paz com Deus em nossos corações, devemos seguir em frente, pois a vida é uma maravilhosa seqüência de mudanças. Quando Moisés voltou ao Egito, para fazer a mudança de Israel para Canaã, enfrentou problemas comuns a todas as mudanças. Ele iniciou um processo de mudança e ainda discipulou um sucessor para completá-lo. O que está no coração de Deus não pode ser impedido nem por conservadorismo nem por medo. O que Deus planejou e determinou não pode ser impedido nem por anjos, demônios ou homens.

Photobucket
ADs do Belenzinho-SP e Madureira-RJ

De repente posso sentir o "cheiro" de mudanças significativas à vista dentro das Assembléias de Deus. Lembro-me perfeitamente de janeiro de 1987, quando houve um afastamento unilateral entre os dois maiores ministérios - Missão e Madureira, na convenção da Bahia. Depois disso, o episódio acontecido na Casa Publicadora serviu para afastar ainda mais as duas Casas. Em 2011 a Igreja Evangélica Assembléia de Deus brasileira vai comemorar o Centenário do início das IEADs no Brasil pelas mãos de Deus e dos missionários pioneiros suecos - Daniel Berg e Günar Vingren. Em 2011, Por si só, este evento tem a magnitude de um furacão, suficiente para sacudir velhas diferenças e idiossincrasias. Como diz o Sábio em Eclesiastes: Há tempo para abraçar e deixar de abraçar. Cremos que chegou o tempo de abraçar.

Sobre uma coisa precisamos reflexionar: o "racha" de 1987 foi de Deus ou sua causa foi presunção humana? Posso interpretar isso por uma terceira via: considerando o fator TEMPO a presunção humana foi o fator principal, mas Deus estava no controle. Focando a questão ainda de mais perto, se nossas lideranças não conseguem andar juntas no mesmo caminho há um problema de comunhão, e sem comunhão, podemos até ganhar o mundo, mas a custa de um preço alto demais. É mais fácil quebrar a comunhão pelo rompimento de um diálogo do que mantê-la. Se as autoridades políticas, principalmente no Brasil, conseguem abandonar velhas diferenças em prol de um fim vantajoso, por ventura as nossas autoridades religiosas assembleianas seriam tão teimosas ao ponto de desperdiçar o futuro?

Moisés não tinha mais a mesma motivação para descer a terra do Egito para tirar Israel de lá. Ele já era maduro o suficiente para entender as dificuldades de um processo de mudança; tentou de todas as formas tirar o "corpo" fora. Entretanto era sábio o suficiente para obedecer à vontade do Senhor. Ou ele ia ou ia. As conversas com os anciões de Israel? Difíceis! A primeira audiência no palácio do Faraó? Frustrante! As medidas de retaliação posteriores de Faraó? Duríssimas! A reação dos anciões e oficiais de Israel? Duríssimas! O SENHOR já tinha até avisado. A saída de Israel do Egito em busca da terra de Canaã foi um processo longo, sem alternativas, pois era a vontade do Senhor. Os desobedientes, profanos, murmuradores, rebeldes, velhos (exceto Josué e Calebe) e covardes morreram no deserto, somente a nova geração de Israel pisou e herdou a terra que manava leite e mel.

Quase cem anos já se passaram desde que os missionários Berg e Vingrem fizeram aquela oração no banco de uma praça na cidade de Belém, a Capital do Estado do Pará. Uma oração que foi se cumprindo dia a dia. E outras orações foram sendo feitas e ouvidas, mas ainda algumas estão por si cumprir: entre elas tenho certeza que no coração de muitos ministros há um anseio de ver uma nova geração de líderes dos dois Ministérios - Madureira e Missão - dialogando, trabalhando juntos em um novo processo de mudança. Dois conselhos podem definir o destino desta mudança: 1. não temos nada a ganhar, pois bem assim está; 2. uma casa dividida não pode prevalecer sobre o inimigo. Aitofel e Itai.

Se por um lado as Assembléias de Deus são hospitaleiras e cresceram muito através de sua forma descentralizada através da simplicidade de obreiros laicos, também não está isenta de nossa crítica. O que posso fazer com isenção depois de 30 anos de "casa". Na ânsia de ter apenas liderados que balancem a cabeça afirmativa para tudo, as IEAD têm desperdiçado muitos talentos. Em alguns ministérios mais e em outros menos. Hoje temos milhares de ministros com diplomas graduação e doutoramento em Teologia, Mestres em Divindade, Doutores em Filosofia Cristã e outros títulos, mas isso não tem incrementado a taxa de crescimento de novos convertidos. E se dela retirarmos os nossos filhos o resultado é risível. Concordamos com a impureza do evangelho da prosperidade, o condenamos, mas nossos ministros o toleram excessivamente porque faz bem aos ouvidos do povo... Então neste particular de que serviu tanta profundidade em teologia?

Continuando com a crítica. As Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus cresceram evangelizando e separando ministros entre as classes mais pobres da nação. Está deixando de crescer agora, comparando com os 70 anos do século passado, porque está dando as costas para os mais pobres. Creio, que não existe maior fator de aumento de renda familiar nesta nação do que o Evangelho, pois não há miséria maior que a miséria espiritual. Um pecador pobre ao ser transportado do reino das trevas para o Reino da Luz pela ação e aceitação das palavras do Evangelho, deixará de ser pobre, mais dias menos dias, através da oração, pois agora terá um tratamento de filho de Deus. De volta ao assunto de "dar as costas" quanto à evangelização dos mais pobres da nação, não temos receio em dizer que se trata de uma omissão preconceituosa.

Se de fato a IEAD envidasse esforços maciços em projetos sérios e consistentes na evangelização dos brasileiros mais pobres, hoje não precisaríamos nos preocupar tanto com projetos e leis de escopo anticristão. É mais objetivo dobrar a quantidade de crentes no Brasil para que supram a nação de bons políticos, do que perder tempo em excesso com "Projeto Brasil" e outras "cositas mas" atrás de representação de "prata da casa" que pode decepcionar. Vide o Escândalo dos "Sanguessugas".

Insisto em dizer que é muito mais produtivo, tanto para a Igreja quanto para a vida pública, traçar planos de evangelização inteligente e maciça em meio às pessoas pobres de nossa nação. O Evangelho é o melhor remédio para a pobreza. Além de salvar, perdoar, curar, batizar com o Espírito Santo, filiação no Livro da Vida e dar direito a vida eterna, o evangelho enriquece os pobres, pois, via de regra, onde mora Jesus cumprem-se as promessas do Salmo 23.

De volta ao leito do texto. Por convicção não podemos ter medo de mudanças, apenas precisamos orar para que a presença do Senhor não nos abandone. A cotação do Dólar arranhou a taxa de R$4,00, por ocasião da eleição do Presidente Lula. O Bispo Macedo chegou mesmo a comparar o partido do Presidente com o diabo. A nação melhorou, e mesmo não sendo eleitor do Presidente, digo que ele tem feito um governo seguro, equilibrado e próspero; o Bispo da Universal tomou juízo, gostou tanto, que se tornou até seu aliado político. De certa forma acertou, quando não fiou preso ao preconceito. Quando assisti hoje pela manhã o programa do Pastor Silas Malafaia, em seu novo formato de três horas na REDE TV, percebi que os ventos da mudança já sopram com mais força.

Pessoalmente não aprovo em 100% a forma dura do Pastor Silas Malafaia ao tratar com excessiva paixão assuntos internos e até externos que envolvem irmãos, cantores, bandas, revistas, mas que ele tem dido um instrumento de entalpia neste processo com certeza tem. Vejo com bons olhos e razoabilidade uma aproximação seguida de comunhão entre os dois maiores Ministérios das Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus do Brasil. Sinto paz nisso.

Em nossa visão posso ver uma AD unida trabalhando em grandes projetos de evangel
ismo e assistencia social pelo Brasil. Palavras e ações, fé e obras. A Igreja ganhará com isso o respeito de seus milhões de membros, além de dar um tremendo exemplo em união em tempos de tanta divisão. Hoje há uma grande preocupação mundial quanto a escassez de energia, alimentos e água. Sem estas três coisas o mundo físico não caminha. Se houver a mesma preocupação Entre CGADB e CONAMAD em abandonar suas picuinhas e estreitar sua comunhão, uma nova oração no banco da praça de Belém poderá ser feita, agora não mais por dois homens mas por dois Ministérios. Se Berg e Vingren ainda estivessem conosco, não pensariam de outra forma. Esta união é de Deus.

Se a alma
e o coração destes dois Ministéiros forem um, eu espero que sim, quando a segunda oração do banco da praça de Belém do Pará for feita, O SENHOR vai ouvi-la e também fornecerá o combustível necessário para os corações das novas gerações de assembleianos saciarem com o Evangelho a sede das almas dos brasileiros até 2111. Se até lá Jesus ainda não tiver voltado.

João Cruzué - Blog Olhar Cristão
SP - 02.ago.2008

.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A China precisa da sua oracao


Vamos orar mais pela China

Não deixe de ver quase 200 fotos que mostram a História da Igreja Evangélica na China: prisões, perseguições, pessoas orando, sorrindo, testemunhando, lendo a Bíblia e sendo batizadas. Leitor(a), que a sua vida possa ser inspirada e tocada pelo Espírito Santo, e que o Senhor o/a abençoe com um espírito voluntário para evangelização e missões. João Cruzué.

Photobucket

Prisões na "Revolução Cultural"

Photobucket

Batismos
Photobucket


São quase 200 fotos neste link http://china4jesus.blogspot.com

Não deixe de ver e se emocionar!


Recomende o Blog Olhar Cristão
João Cruzué
cruzue@gmail.com


.