terça-feira, 25 de novembro de 2008

IGREJAS CATARINENSES PRECISAM DE AJUDA

URGENTE!
Ministros comuniquem-se com Santa Catarina


foto: Flávio Neves
Município de Timbó - quatro mortos de uma mesma família

foto: Gilmar de SouzaBlumenau

foto:Marcos Porto Ponte entre Itajaí e Navegantes

foto: Artur MoserBlumenau

foto:Kamila Padoan
Joinvile

foto: Gilmar Souza
Blumenau


---------------------------------------------
SITUAÇÃO
--------------------------------------------

Reportagens: Diário Catarinense
Em 24.11.2008 - Atualização 23:17h

"O número de mortos por conta da chuva que castigou o Estado de Santa Catarina nos últimos dias não pára de subir e chega a 64. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, cinco pessoas perderam a vida em Jaraguá do Sul, elevando o número do município para 11 óbitos.

Na tarde desta segunda-feira, oito pessoas perderam a vida em deslizamentos em Gaspar, no Vale do Itajaí. Mais uma pessoa morreu soterrada em Ilhota, também no Vale, elevando o total do município para 15, o maior de todas as cidades atingidas pelos alagamentos. No início da tarde, cinco corpos foram encontrados soterrados. Outras 14 pessoas estão desaparecidas no município.

Blumenau, a cidade mais destruída pelos deslizamentos e alagamentos provocada pela chuva, aparece em segundo lugar em número de mortes, com 13 falecimentos.

Oito municípios estão isolados: São Bonifácio, Luiz Alves, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo. Gaspar seguiu o exemplo de Blumenau e decretou estado de calamidade pública. A Defesa Civil ainda vai oficializar os decretos de Rio dos Cedros, Brusque, Itajaí e Tijucas.

Os alagamentos já deixaram 29.543 desalojados (pessoas que saíram de casa e abrigaram-se nas residências de parentes e amigos) e 14.608 desabrigados (moradores que abandonaram as casas e estão em abrigos), num total de 44.151 pessoas.

De acordo com a Epagri, nos próximos dias deve continuar chovendo, mas com menos intensidade."

Fonte: Diário Catarinense

---------------------------------------------------
DEFESA CIVIL
---------------------------------------------------

"A Defesa Civil de Santa Catarina está recebendo doações em dinheiro para ajudar as pessoas atingidas pelas chuvas dos últimos dias no Estado. Nesta segunda-feira, foram abertas duas contas bancárias.

Os interessados em contribuir com qualquer quantia podem depositar o valor no Banco do Brasil (BB), agência 3582-3, conta corrente 80.000-7; ou na conta corrente 80.000-0, agência 068-0, do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc). O depósito deve ser creditado ao Fundo Estadual de Defesa Civil-Doações.

De acordo com a Defesa Civil, todo o dinheiro arrecadado será utilizado na compra de mantimentos para os atingidos pela enchente."

Fonte:Diário Catarinense

-------------------------------------------------
ITAJAÍ
-------------------------------------------------

"Cerca de 80% do município de Itajaí, no Litoral Norte, continua debaixo d'água nesta segunda-feira. A água que desce do Vale do Itajaí pelo rio Itajaí-Açu chegou com mais força à foz, inundando áreas próximas.

Apenas veículos pesados conseguiam transitar pela cidade durante o dia. Nos hospitais, faltou água potável. Nos bairros a água chegou a cobrir residências e isolar famílias.

Durante a tarde, Defesa Civil e o Exército fizeram o resgate de atingidos com o uso de helicópteros e embarcações. Algumas famílias foram alojadas em contêineres provisoriamente. A cidade ficou praticamente isolada.

Os três acessos à cidade pela BR-101 estão cobertos d'água. A única passagem liberada é pela rodovia Osvaldo Reis, no perímetro urbano, que liga o município a Balneário Camboriú.

Em Balneário Camboriú, todos os pacientes do hospital Santa Inês foram removidos devido ao risco de desabamento."

Fonte: Diário Catarinense

-----------------------------------------------

cruzue@gmail.com


.

Nenhum comentário: