quinta-feira, 29 de novembro de 2007

O vôo da galinha


João Cruzue


Agência Cristã de Notícias.

BRASIL - 25/11/2007 - A economia brasileira parece estar bem, mas não está. Enquanto os bancos e importadores estão comemorando, alguns dos principais setores estão fazendo água há algum tempo, e quando o barco estiver com água pelo meio, toda está bazófia dos economistas tupiniquins vai estourar como um balão de gás. Que setores são estes: agricultura, o comércio das pequenas e médias cidades, as finanças públicas, e principalmente os sonhos de brazucas que trabalham no exterior. Não! não estamos nada bem.

O preço da carne quase dobrou em seis meses, é menos proteína na mesa do brasileiro. Os juros oferecidos para que o capital estrangeiro (estrangeiro?) nadam com fartura na jogatina eletrônica das bolsas, sugam  investimentos que gerariam empregos e renda. O setor financeiro - leia-se bancos privados - bate recordes a cada balanço periódico publicado. O capital externo compra literalmente empresas genuinamente brasileiras de qualquer segmento, principalmente do financeiro.

Um fator que não tem sido abordado pela grande mídia tem atingido - via câmbio, são os sonhos de milhares de brasileiros que partiram para o exterior atrás de salários e ganhos mais dignos, pensando um dia voltar e investir aqui o produto de sacrifícios. Pois não é que, além de não oferecer oportunidades dignas, o governo Lula está reduzindo à metade todas as economias desses brasileiros? Não que o Brasil vai bem, mas porque o Banco Central abriu a porta para que especuladores internacionais tragam seus capitais pela manhã e levem à tarde para casa os juros mais generosos do mundo. Como diz Joelmir Betting: A vaca brasileira já está tão acostumada a ser espoliada que em lugar do leite agora está produzindo "juros". Com isso, quem tinha planos de voltar em 2008, já fez suas contas e terá que ficar mais um ou dois anos. Outros já desistiram de voltar.

Ao simples rumor de quebra em alguma economia internacional vai acontecer aqui o que os economistas chamam de estouro da boiada. Os especuladores internacionais na pressa de arranjarem fundos para liquidar suas dívidas, irão embora deixando para trás de si um prejuízo irreparável. Não seria nenhuma injustiça se na atual circunstância disséssemos que o governo Lula se compara àquele Rei presunçoso que gastou uma fortuna com dois alfaiates expertos para uma roupa invisível com fios de ouro que apenas poderia ser vista por súditos "sábios e inteligentes".

Já dizia o professor Mario Henrique Simonsen: A inflação aleija, e o câmbio mata! O Banco Central do Brasil tomou para si a responsabilidade de contratar os alfaiates que estão costurando a roupa do Presidente Lula, com os "fios" de ouro cavado a duras penas pelos setores produtivos brasileiros. Sempre disseram que temos tudo para alçar um voo de águia, mas a estupidez parece ser uma coisa inerente às autoridades (i)responsáveis pela economia brasileira, e no momento não é uma águia que está voando.

João Cruzué
001/2007
Agência Cristã de Notícias
http://agenciacristan.blogspot.com

Map IP Address

Powered byIP2Location.com

.

Um comentário:

Pr. Carlos Roberto disse...

Prezado irmão João Cruzue,
Graça e Paz.
Se existe artigo profético, esse é um!
Parabéns pela sua vocação escatológica!
Um abraço!
Pr. Carlos Roberto